Professora da UECE representa segmento acadêmico na IV Conferência das Cidades

17 de março de 2010 - 10:14

A IV Conferência das Cidades reúne, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, de hoje (16/03) até quinta-feira (18/03), diferentes segmentos da sociedade para debater A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e definir prioridades de ação a serem propostas ao Governo Federal. As universidades cearenses estão representadas pela profª. Glauciana Alves Teles do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), membro da Comissão Preparatória e Delegada do Município de Fortaleza. Durante o evento, também serão eleitos os integrantes do Conselho Estadual das Cidades, que terá representantes do poder público e da sociedade civil.

Em sua quarta edição, a Conferência das Cidades tem como foco ?Cidades para todos e todas com gestão democrática e controle social?, que será abordado sob a temática ?Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano?. Durante a Conferência, serão eleitos também, os delegados que representarão o Ceará na Conferência Nacional que acontecerá de 24 a 28 de maio, em Brasília.

Como representante dos acadêmicos foi eleita a professora Glauciana Alves Teles, do curso de Geografia da UECE e membro da comissão preparatória estadual que tem participado de todos os encontros. Na conferência municipal da cidade, ocorrida em dezembro de 2009, foi eleita delegada do município de Fortaleza no seguimento acadêmico.

Segundo Glauciana, ?A universidade deveria ter mais atuação política e estar mais próxima das questões que envolvem a cidade e o urbano. A nossa atuação muitas vezes se limita às questões conceituais e acadêmicas e deixamos de lado o papel que temos nos debates referentes à nossa cidade, as transformações no espaço urbano e a atenção quanto à aplicação das políticas públicas nacionais e estaduais. Teremos nesta conferência algo inédito que é a eleição do conselho estadual de cidades e assim nosso segmento terá um pequeno espaço para atuar nas discussões a respeito das prioridades. Isso é um grande avanço!?

O grande diferencial da 4ª Conferência das Cidades é a eleição do Conselho Estadual que atuará como instrumento de articulação e integração, permitindo que, nos diferentes níveis governamentais, diretrizes sejam formuladas e repassadas às instâncias responsáveis. No ano de 2009, a Secretaria das Cidades, junto com a Coordenação Executiva Estadual e representantes da Comissão Preparatória da Conferência das Cidades, realizou nove Seminários de Sensibilização em diversas regiões do Estado. Foram convidados representantes dos 184 municípios, 116 compareceram, e um total de 516 participantes assistiu aos Seminários.