Empresas incubadas avaliam oportunidade de fundo de investimento

12 de março de 2010 - 10:59

A utilização de capital de risco como investimento em troca de participação na gestão pode ser uma boa oportunidade para empresas incubadas. Pensando nisso o Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas – NUTEC PARTEC proporcionou espaço para apresentação do Fundo Criatec. Trata-se de investimento de capital semente, ou seja, que visa investir em empresas nascentes e de base tecnológica.

O fundo é iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que investiu 80 milhões, e tem também como cotista o Banco do Nordeste do Brasil – BNB, com 20 milhões. Ao todo são 100 milhões para ser investido em 50 empresas do Brasil. O Fundo Criatec já está sendo usado em 16 empresas, sendo uma do Ceará, e 24 outras empresas com investimentos aprovados.

As empresas podem ter o aporte de 1,5 milhões, montante pode chegar a 5 milhões caso os gestores achem conveniente uma segunda rodada de até 3,5 milhões. O investimento do Fundo Criatec é realizado através da aquisição de ações de empresas do tipo Sociedade Anônima (S.A.), permitindo a participação acionária do fundo na gestão, dando suporte estratégico e gerencial ao empreendedor, ajudando na seleção e formação da equipe, definindo metas e acompanhando os resultados.

De acordo com a Gestora Regional de Fortaleza, Roberta Mota, é uma boa oportunidade para as empresas incubadas no NUTEC PARTEC. “Existe uma distância grande entre a academia e o mercado, e o Criatec é um investimento para encurtar essa distância”, ressalta ela.