Biblioteca impulsiona revitalização do Campus Experimental de Pacoti da UECE

3 de março de 2010 - 10:16

Com a inauguração da Biblioteca Dr. Francisco Osmundo Pontes, às 10h, deste sábado (27/02), no município serrano de Pacoti, a 130 km de Fortaleza, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) revitaliza o seu Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia. Impulsionar o conhecimento na região do Maciço de Baturité é um projeto da atual administração da UECE, que tem no Reitor Assis Araripe o seu maior incentivador, que volta, também, as suas atenções para interiorização do conhecimento.

O Campus Experimental de Pacoti é vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da UECE e tem como diretora a professora Lúcia Helena Fonseca Granjeiro, reforçando que vai trabalhar em prol do desenvolvimento do conhecimento daquela região. Ao falar sobre a biblioteca Dr. Francisco Osmundo Pontes, Lúcia Helena disse que o seu acervo conta com três mil volumes, aproximadamente.

O Campus Experimental de Pacoti ocupa uma área de cinco hectares e tem cerca de 700metros quadrados de área coberta. No passado, aquele espaço abrigava o Colégio dos Padres Salvatorianos. No final do século passado para o início deste século, foi adquirido pela Fundação Deusmar Queirós. Em 2002, foi celebrado um convênio entre a UECE e essa Fundação, que através de um regime de comodato, cedeu o prédio à Universidade, que administrará, durante 20 anos, um empreendimento voltado para o conhecimento. Segundo a professora Lúcia Helena Granjeiro, esse convênio é renovável por tempo indeterminado. O espaço, hoje, destina-se a vários projetos de pesquisas e estudos e desenvolvimento de programas voltados para a defesa e preservação do meio ambiente, inicialmente, em Pacoti, e gradativamente, nos outros municípios do Maciço de Baturité.

Explicou Lúcia Helena, que para desenvolver o projeto do Campus Experimental de Pacoti, conta com vários parceiros entre os quais o Governo do Estado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), a Sociedade Amiga do Livro, Fundação Desmar Queirós, que doou o acervo da biblioteca, Construtora Marquise, que doou computadores para o Laboratório de Informática, Funcap, Coelce, além de outros.

Lembra também Lúcia Helena, que, atualmente, o espaço do Campus Experimental de Pacoti destina-se a estudos, pesquisas, e desenvolvimentos de projetos voltados para a defesa e preservação ambiental aí incluindo aspectos relacionados com a biodiversidade da serra, estudos e manutenção da flora e fauna, salvaguarda e repovoamento do meio ambiente (nas áreas que sofreram devastação). Vários outros projetos já começam a fazer parte daquele Campus Experimental.

A professora Lúcia Helena explica que o empreendimento tem como missão a preservação e a recomposição harmoniosa dos espaços florestais da região do Maciço de Baturité, com finalidade paisagística, cultural, recreativa, artística, turística, educacional e de pesquisa ambiental, abrigando o maior número possível de atividades transdisciplinares, compartilhando experiências inovadoras e trabalhos científicos no âmbito da eco-formação, prioritariamente da pesquisa didático-científica, da formação, do desenvolvimento humano e da sustentabilidade, num lócus permanente de descobertas e trocas de saberes.

O Reitor da UECE, prof. Assis Araripe, preside a solenidade de inauguração da Biblioteca Dr. Francisco Osmundo Pontes. Na ocasião, será prestada homenagem ao empresário Deusmar Queiroz. A inauguração contará com a presença do vice-reitor da UECE, Antônio de Oliveira Gomes Neto e da pró-reitora de extensão Celina Magalhães Ellery, dentre outras autoridades acadêmicas e representação da comunidade serrana, como o prefeito de Pacoti, Rômulo Gomes, políticos da região, autoridades, professores, estudantes e comunidade.

Contato: Professora Lúcia Helena Fonseca Granjeiro, telefone 9926-3585