Lançada oficialmente a II Conferência Estadual de CTI&ES

26 de fevereiro de 2010 - 10:16

O evento irá envolver todos os 184 municípios do Estado para propor diretrizes de uma Política de CTI&ES

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior (CECTI&ES). O evento, que é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), aconteceu na Assembléia Legislativa e contou com a presença de importantes nomes envolvidos nos segmentos de C&T e Educação do Ceará.

A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Roberto Cláudio, titular da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia, que pontuou a II Conferência como uma ação estratégica para a participação de todos os segmentos e interiorização das discussões. “ Ela representa uma oportunidade real de se promover a compreensão sobre a importância e a necessidade de investimentos em C&T no estado”, enfatizou.

O deputado entende que a II Conferência irá não só apontar novos caminhos, mas também dar prosseguimento ao processo iniciado há dois anos, com a I Conferência Estadual. Ele sinalizou importantes conquistas já alcançadas na área. “Tivemos avanços significativos, como a Lei Estadual de Inovação Tecnológica, a criação do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado (FIT) e a gestação do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI) e do Campus Multi-institucional de Iguatu”, que reunirá no mesmo espaço a Faculdade Tecnológica (FATEC/CENTEC) e Campus da Uece no município.

O titular da Secitece, René Barreira, fez a apresentação geral da II Conferência. No discurso, destacou os objetivos e desafios propostos com o evento. “É muito importante que a Conferência envolva fortemente a sociedade civil, que são os usuários disso tudo. Queremos estabelecer pontes, uma interface, de modo a promover a integração e articulação entre os subsistemas para consolidar o sistema de Ciência, Tecnologia e Educação como um todo. Não queremos aprofundar a cultura da separação mas fortalecer a cultura da integração”.

Composta de quatro Conferências Regionais sediadas nos municípios de Sobral (03/03), Limoeiro do Norte (10/03), Crato (17/03) e Tauá (24/03), de caráter preparatório para a Conferência Estadual, realizada em Fortaleza (08 e 09/04), o evento irá envolver todos os 184 municípios do Estado para propor diretrizes para uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Ceará.

Os resultados relatados na Conferência Estadual serão incorporados a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento também a secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota, os deputados estaduais Professor Teodoro e Artur Bruno, o reitor da Uece, Francisco de Assis Araripe, o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, o presidente do Nutec, João Pratagil, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, e representantes de universidades e entidades ligadas a C&T e Educação do estado.

Cada Conferência Regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site www.sct.ce.gov.br a ser validada pela Comissão Executiva. Em cada uma das Conferências Regionais serão escolhidos 40 (quarenta) representantes para a Conferência Estadual, que reunirá 300 participantes (representantes das Regionais e dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza).

A II Conferência Estadual irá subsidiar a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia – CNCT, prevista para 26 a 28 de maio de 2010. Haverá destaque na área de Educação Superior como contribuição para a Conferência Nacional de Educação – CONAE.

Mais informações e inscrições: 85 3101-6466, sct@sct.ce.gov.br ou no site www.sct.ce.gov.br