UECE, a única em três regiões, a conseguir dois projetos PET Saúde

12 de fevereiro de 2010 - 08:18

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) acaba de ser contemplada com dois projetos do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-SAÚDE 2010/2011). Segundo a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Gláucia Posso Lima, a UECE é a única universidade estadual das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, a conseguir aprovação para dois projetos PET-SAÚDE.

Trata-se de uma experiência pioneira do PET-SAÚDE/UECE, a qual teve início em 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. O programa contempla a interdisciplinaridade e a integração Universidade-Serviço-Comunidade na perspectiva da gestão participativa. Além de trabalhar o fortalecimento dos princípios do SUS (Universalidade, Integralidade, Equidade, Participação) o PET-SAÚDE/UECE incorpora também os princípios da educação permanente, educação popular, trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Informa ainda a professora Gláucia, que para desenvolver os dois novos projetos PET?SAÚDE, a UECE firmou duas parcerias, sendo uma com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e a outra com a Secretaria Municipal de Maracanaú. Destaca, também, que com essa aprovação a UECE poderá dar continuidade as atividades que vêm sendo desenvolvidas no PET-SAÚDE 2009.

Os dois projetos do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-SAÚDE 2010/2011), da UECE, foram selecionados através do Edital de número 18, de setembro de 2009, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.