Curso de Ciências Biológicas da FECLI recebe doação de fósseis

9 de fevereiro de 2010 - 10:20

O curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), acaba de receber uma coleção didática composta por 21 exemplares de espécimes fósseis, cedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) – 10º Distrito, Crato/CE, representada, no ato de cessão, pelo Prof. Ms. Nabupolasar Alves Feitosa, professor do curso de Letras da FECLI.

Os fósseis são restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, moldes do corpo organismo etc.) preservados nos sistemas naturais, como sedimentos, rochas, gelo, piche, âmbar, solos ou cavernas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil.

Segundo o Prof. Ms. Ricardo Rodrigues da Silva, do curso de Ciências Biológicas da FECLI, “a importância do estudo dos fósseis para a Biologia está na possibilidade de conhecer organismos que viveram na Terra em tempos remotos, sob condições ambientais distintas das encontradas atualmente, e que podem fornecer indícios de parentesco com as espécies atuais. Por isso, os fósseis são considerados importantes testemunhos da evolução biológica.”

Fonte:Site Uece
Data:09/02/10