IFCE – Ceará ganha mais 5 escolas técnicas

4 de fevereiro de 2010 - 11:59

Outras oito unidades devem ser inauguradas ao longo deste ano. Capacidade do IFCE deve subir de 14,2 mil para 21 mil

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está ampliando a sua estrutura no Interior. O número de unidades espalhadas pelo Estado será aumentado com inaugurações, hoje, em solenidade em Brasília. Serão cinco campi avançado em Tauá, Baturité, Aracati, Jaguaribe e Tianguá. O reitor Cláudio Ricardo Gomes de Lima também anuncia fim das obras de outras oito unidades até o fim do ano.

Cerca de 14,2 mil estudantes hoje estão matriculados no IFCE. Cláudio Ricardo, no entanto, explica que ao fim de todas as inaugurações a capacidade deve chegar a 21 mil alunos. Hoje, em funcionamento, o instituto tem campi em Fortaleza, Maracanaú, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Quixadá, Limoeiro e Sobral.

A solenidade de inauguração hoje em Brasília é de um pacote nacional de 78 novas unidades. De acordo com o reitor, os cinco novos campi custaram, cada um, aproximadamente R$ 2 milhões. O valor inclui a aquisição de equipamentos. Cláudio Ricardo esclarece ainda que o processo de contratação de servidores e professores está em andamento e, no próximo semestre, as unidades já estarão em funcionamento normal.

O IFCE aponta ainda que há obras “em estágio avançado de construção“ de mais três campi em Canindé, Crateús e Acaraú. O reitor destaca ainda mais cinco núcleos avançados em Ubajara, Camocim, Tabuleiro do Norte, Morada Nova e Caucaia. As oito unidades, conforme ainda Cláudio Ricardo, devem estar prontas até o fim do ano, com investimento equivalente ao das unidades inauguradas hoje.

A grade de cursos – de níveis médio e superior – do IFCE inclui 64 opções. O reitor adianta que as novas unidades devem trazer novidades. “Cursos novos surgirão“, anuncia Cláudio Ricardo, explicando que é necessário suprir a demanda de mão-de-obra para os projetos estruturantes tocados pelo Governo do Estado.

Cláudio Ricardo detalhou que os cursos devem ter temáticas regionais e tomou como exemplo a unidade de Caucaia: com a instalação de uma refinaria de petróleo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) o núcleo avançado deve oferecer formações em áreas relacionadas, como petróleo e gás. O reitor, porém, não estimou a nova quantidade de graduações do instituto.

Veja mais informações no site www.ifce.edu.br

UNIDADES DO IFCE

Em funcionamento
> Campi em Fortaleza, Maracanaú, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Quixadá, Limoeiro e Sobral

Inauguradas hoje
> Campi avançados em Tauá, Baturié, Aracati, Jaguaribe e Tianguá.

Em obras
> Núcleos avançados em Ubajara, Camocim, Tabuleiro do Norte, Morada Nova e Caucaia. Campi em Canindé, Crateús e Acaraú.

Fonte: O Povo
Editoria: Ceará