René Barreira apresenta avaliação institucional da UVA

3 de fevereiro de 2010 - 16:36

Diagnóstico realizado de maio a dezembro de 2009 será apresentado em Sobral, dia 4.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira, apresenta nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, em Sobral, o diagnóstico final de avaliação realizada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O estudo, realizado nas três universidades estaduais cearenses (Uece, UVA e Urca) buscou identificar, dentre outros quesitos, a eficiência e a qualidade do ensino, os serviços de extensão e sua capacidade de inovação tecnológica.

O trabalho foi realizado pela Educar Consultoria, instituição formada por mestres e doutores vindos da Administração Nacional na área de Educação Superior, Ciência e Tecnologia. A execução da pesquisa foi resultado de demandas identificadas na I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior, realizada em novembro de 2007.

Este ano, a II Conferência Estadual será realizada em fevereiro e março de 2010, com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”.  O evento é composto de quatro Conferências Regionais sediadas nos municípios de Tauá (24/02), Sobral (03/03), Limoeiro do Norte (10/03) e Crato (17/03), de caráter preparatório para a Conferência Estadual, realizada em Fortaleza, nos dias 23 e 24 de março.

Em Sobral, a Conferência Estadual será realizada no dia 3 de março, no Centro de Convenções do município, de 8h às 14h. A ideia é envolver os mais de 50 municípios da região Norte do Estado para propor diretrizes para uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior no Estado do Ceará.

Cada Conferência Regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site da Secitece a ser validada pela Comissão Executiva. Em cada uma das Conferências Regionais serão escolhidos  40 (quarenta) representantes para a Conferência Estadual, que reunirá 300 participantes (representantes das Regionais e dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza).

A II Conferência Estadual será preparatória para a Conferência Nacional de Educação – CONAE, a ser realizada em Brasília de 28 de março a 1º de abril de 2010; e para a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia – CNCT, prevista para 26 a 28 de maio de 2010.