Mostra de Tecnologias Sustentáveis

19 de janeiro de 2010 - 08:53

Exemplos de tecnologias verdes, inclusivas e responsáveis serão apresentados em mostra nacional

Fortaleza As tecnologias sustentáveis desenvolvidas no Brasil, em conjunto com ações inovadoras, são ferramentas para enfrentar os problemas econômicos e sociais que ocorrem no Brasil. Nesse sentido, a terceira edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis pretende reunir e difundir informações e conhecimentos sobre o tema, visando o desenvolvimento e a produção dessas tecnologias por indivíduos e organizações públicas ou privadas.

O evento acontecerá em São Paulo, entre os dias 11 e 14 de maio de 2010. Organizações e pessoas físicas podem inscrever tecnologias até 31 de janeiro através de formulário on-line. Os inscritos devem se adequar a uma das seguintes áreas: tecnologias verdes, relacionadas a recursos naturais, energia, biodiversidade e água; tecnologias inclusivas, ligadas a inclusão econômica, acessibilidade, sociodiversidade e combate à pobreza; e tecnologias responsáveis, com ações voltadas a integridade, controle social dos agentes públicos e econômicos, e trabalho decente.

O evento é realizado pelo Instituto Ethos, com promoção do UniEthos em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, Instituto Akatu e Rede Brasileira do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais informações e formulário de inscrição podem ser acessados pelos interessados no site http://www.ethos.org.br/mostra2010.

No Ceará, são inúmeros os exemplos de práticas de tecnologias sustentáveis que merecem destaque. Entre elas, o Projeto Mandala, que já vem sendo implantado em diferentes regiões do Estado como zona norte e Inhamuns. A iniciativa consiste em organizar os espaços da agricultura em forma circular, com áreas abastecidas por água no entorno, favorecendo a irrigação da terra. Diferentes plantas podem ser cultivadas dentro da mandala, como hortaliças e frutas, produzindo alimento para a comunidade do entorno.

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Regional
Data:19/01/2010