Pesquisas científicas sobre Cultura popular poderão ser disponibilizadas virtualmente

14 de janeiro de 2010 - 10:09

Site deverá ser criado para oportunizar que a pesquisa cientifica desenvolvida na URCA e em outras IES tenham espaço para difusão

O Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX da Universidade Regional do Cariri – URCA e o Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, visa realizar visitas e registros audiovisuais das atividades nos terreiros dos brincantes da cultura popular da região do Cariri e produção de documentários,“Rodas de Conversa” entre pesquisadores, estudantes, artistas e brincantes nas comunidades. Uma página virtual será criada para divulgação do projeto e das pesquisas desenvolvidas na Instituição  sobre as temáticas  Cultura, Grupos da Tradição Popular, Identidade e Patrimônio Imaterial. A intenção do projeto é conhecer as origens, as influências e o modo de vida dos fazedores da cultura popular da Região do Cariri. “No Terreiro dos Brincantes” será desenvolvido durante o ano de 2010 e deverá contar com a parceria de Secretarias Municipais de Educação e da Cultura da Região. Além de instituições culturais. Para a Pró-Reitora de Extensão da URCA, Professora Arlene Pessoa, o projeto vai aproximar a acadêmica dos fazeres e pensares dos grupos da cultura popular. Ela destaca que, por outro lado, vai democratizar o que é produzido sobre a cultura  na Universidade. Nos próximos dias deverá ser divulgado o edital para monitores voluntários direcionados para os acadêmicos da instituição, tendo em vista a obrigatoriedade curricular com atividades complementares. No dia 19, a partir das 14 horas, na sala da PROEX – Campus Pimenta,  acontecerá reunião com os professores pesquisadores e envolvidos no Projeto.