Sobral e Maracanaú despontam no emprego

6 de janeiro de 2010 - 09:34

Sobral aparece em 2º lugar, com uma vaga para 20 habitantes. Maracanaú, em 8º, gerou uma vaga por 61 pessoas

Sobral e Maracanaú estão entre as dez cidades do País que mais empregaram em 2009, segundo a relação vaga criada por habitante. O ranking do novo celeiro de empregos – elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – tem por base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no intervalo entre dezembro de 2008 até novembro do ano passado.

A Princesinha do Norte aparece em segundo lugar, com uma vaga gerada por 20 habitantes e 8.677 contratações. Perde apenas para Porto Velho, a capital de Rondônia, com 18 habitantes/vaga criada e 20.267 trabalhadores contratados.

Já Maracanaú, que abriga o maior polo industrial do Estado, figura na oitava posição. Conforme os dados do Caged, entre dezembro de 2008 e novembro último, foram gerados ali 3.227 postos com carteira de trabalho assinada, com uma vaga nova para cada 61 habitantes.

A cidade, juntamente com Sobral, contribuiu para que o Estado alcançasse a marca de 12.296 empregos formais somente em novembro, o sexto melhor resultado do Brasil e o segundo do Nordeste.

Fatores

A saúde de uma empresa, a atividade econômica que sustenta uma região, as obras de infraestrutura que se concretizam e o grau de internacionalização são os principais fatores que traçaram a geografia do trabalho no Brasil em 2009, segundo os especialistas do MTE.

Estes fatores explicam por que algumas cidades, como Sobral e Maracanaú, se destacam na geração de empregos, como também a razão de municípios de maior porte aparecerem mal colocadas no ranking do MTE.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Negócios
Data:06/01/2010