NUTEC inaugura Núcleo de Inovação Tecnológica

21 de dezembro de 2009 - 08:34

A ideia é a valorização da atividade criativa por meio da proteção da propriedade intelectual e da transferência e comercialização da inovação tecnológica

Com a aprovação da Lei de Inovação Federal e Estadual, os Institutos e Centros de Pesquisa – ICTs e Universidades precisaram assumir a competência de identificar, proteger e comercializar pesquisa científicas e tecnológicas inovadoras, através do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT.

A ideia é a valorização da atividade criativa desenvolvida no âmbito, por meio da proteção da propriedade intelectual e da transferência e comercialização da inovação tecnológica (patente, registro e certificação) em prol do desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará. Pensando nisso, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará está inaugurando o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT. O lançamento será realizado no dia 18 de dezembro, as 16hs30min.

O NIT tem como missão promover a formação de um ambiente cooperativo que conjugue interesses através de empresas e órgãos governamentais para a ampliação de atividades inovadoras e de transferência de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

Na prática tudo funciona de forma bem objetiva, por meio da divulgação de políticas nacionais de proteção da propriedade intelectual e sua importância no meio científico e tecnológico, no que tange à proteção das inovações de desenvolvimento científico e tecnológico do país. Assim, objetiva-se disseminar a cultura da Propriedade Intelectual.

A equipe do NUTEC NIT está trabalhando para incentivar a inovação divulgando mensalmente editais junto as áreas técnicas para elaboração de projetos. Outros avanços são: capacitação em busca de marcas e patentes, elaboração da Política de Propriedade Intelectual do NUTEC e criação do registro de patente de inovação desenvolvida pelo Centro de Referência em Automação e Robótica – CENTAURO.

O Diretor de Inovação Tecnológica do NUTEC e Coordenador da Rede NIT Ceará, Ricardo Mendes explica que o NIT vai articular, promover e valorizar a atividade criativa desenvolvida no NUTEC através da promoção, proteção e transferência de inovação. “A equipe do NUTEC NIT está trabalhando para estimular os técnicos a desenvolverem inovação, para que sejam protegidas através de patente, e depois intermediando entre o técnico e o setor industrial para a transferência dessa inovação para o mercado”.

Outro passo foi a participação na elaboração do projeto da Rede NIT Ceará encaminhado a FUNCAP almejando recursos para elaboração e deposito de patentes, formação de recursos humanos, relacionamento com o setor produtivo, implantação de sistemas gerenciais de inovação.