Corredores Digitais é finalista do Prêmio Ceará Cidadania Eletrônica

21 de dezembro de 2009 - 09:14

A solenidade de entrega do Prêmio será dia 21 de Dezembro de 2009, às 10h, no auditório da SEPLAG.

A ação Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência,Tecnologia e Educação Superior (Secitece) é uma das finalistas do Prêmio Ceará Cidadania Eletrônica 2009, na categoria Inclusão Digital. A solenidade de entrega do Prêmio será dia 21 de Dezembro de 2009, às 10h, no auditório da SEPLAG.

O Prêmio é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação (COETI), da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), objetiva incentivar os órgãos e entidades da Administração Pública a automatizarem os seus serviços e processos, facilitando, com isso, o acesso do cidadão ao Governo.

Em 2009, os projetos foram inscritos em 4 categorias: Ti Verde, Inclusão Digital, Software Livre e Inovação. Foram inscritos 36 projetos, passando para 2ª fase 33 projetos (incluindo o projeto Intranet da Secitece, ba categoria TI Verde) e na 3ª fase 3 projetos foram escolhidos em cada uma das 4 categorias.

A ação Corredores Digitais visa estimular o desenvolvimento do Estado gerando oportunidades de criação de negócios em TIC por estudantes que tenham concluído ensino médio, preferencialmente, em escolas públicas através do empreendedorismo inovador. Para isso, oferece capacitação em gestão empresarial e apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras, via mecanismo de incubadoras na área de TIC. De todos os projetos selecionados, 50% das vagas é garantida para alunos de escolas públicas.

A iniciativa da Secitece também foi contemplada em novembro com o Prêmio TI & Governo e será publicada no Anuário TI & Governo 2009, a ser lançado pela Plano Editorial, responsável também pela publicação de veículos como Informática Hoje, Telecom e Newsletter TI & Governo, entre outros títulos. A cerimônia de premiação será no dia 15 de dezembro, no Mercure Grand Hotel, em São Paulo.

Confira a relação dos finalistas do Prêmio Ceará Cidadania Eletrônica:

CATEGORIA TI VERDE
CAGECE: Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos
PGE: PGE e-Sustentável – Gerenciamento de Impressão
SEFAZ: Projeto de Outsourcing de impressão

CATEGORIA INOVAÇÃO
DER: Sistema Integrado de Gestão do DER (SIGDER) – Módulo Programas Rodoviários
IPECE: Ceará em Mapas Interativo
TCM: Portal da Transparência

CATEGORIA INCLUSÃO
JATI: Voluntários da Inclusão Digital
SECITECE: Ação Corredores Digitais:Agentes Digitais e Incubadoras de TIC
SOBRAL: Teia Digital

CATEGORIA SOFTWARE LIVRE
PMF: Praça do Povo
SESA: Template Gerador de Código JSF
SRH: Atlas Eletrônico dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará