Ciências Sociais: vinte anos

16 de dezembro de 2009 - 10:11

Festeja-se hoje e amanhã, em Fortaleza, no Centro de Humanidades, da UECE, a partir das 8:30hs, à Av.Luciano Carneiro, 345 – Bairro de Fátima – uma das mais consagradas conquistas da sociedade cearense, através do empenho político-administrativo da categoria acadêmica regional: os 20 anos de criação do Curso de Ciências Sociais, daquela renomada instituição pública.

A programação, elaborada por pessoas dedicadas de corpo e alma a esse galardão de ensino público superior, constará de apresentações artísticas, mesas redondas, debates sobre temas específicos às evoluções econômico-sociais da atualidade. Em particular os efeitos da globalização na atual convivência dos grupos humanos nos diversos planos da sociedade planetária terrestre. Não faltarão lançamentos e sorteios de livros doados por livrarias e editoras que não visam apenas o caixa para acumular resíduos mercantilistas; aquelas empresas, cujos donos ou revendedores não enxergam um palmo à frente do nariz, quando se fala em cultura.

Para os organizadores e apoiadores dos atos comemorativos, no Centro de Humanidades, vale lembrar que do evento, por ser altamente democrático, participarão professores, estudantes, servidores, autoridades públicas, pessoas especialmente convidadas e voluntários que não se envergonham de pensar.

E – o que nos parece fundamental – haverá um Seminário, cujo objetivo será o de contribuir, não apenas para elevar o grau de consciência política dos universitários. Mas, igualmente, reconstruir a memória das duas décadas de existência do Curso de Ciências Sociais. Buscando sempre o fortalecimento e a garantia da identidade ao debatido departamento, em consonância com as transformações político-sociais e econômicas, pelas quais passaram e passam o Brasil recente, fundamentalmente o Ceará.

Lembram também os integrantes do C.H, da UECE, que a partir do ano 2000, iniciou-se no então Departamento de Ciências Sociais, uma reflexão sobre o Curso, sob a perspectiva de atualização curricular, concluída e implantada no segundo semestre de 2003. Surgiu, assim, a necessidade de implantação definitiva do Curso de Licenciatura no segundo semestre de 2004.

Isto, considerando-se a demanda elevada dos discentes para ocupar o novo campo de trabalho, a ampliação do movimento pela aprovação do projeto de lei que instituiu a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio, a impossibilidade de se assumir cargos para professor, ofertas em concursos públicos.

O Curso em Licenciatura em Ciências Sociais passou, este ano, pela avaliação do Conselho Estadual de Educação, vindo a ser reconhecido com publicação no Diário Oficial, em 5 de novembro recente.

De parabéns, portanto, não apenas o universo científico, em particular a consciência política social da sociedade. Mas, também, as cabeças pensantes responsáveis por mais essa agitação cultural da UECE: . Renè Barreira, Secretário de Ciências e Tecnologia, com seu trabalho de incansável abelha produtiva; Marcos Colares, com seus impunes galanteios nas operativas iniciativas culturais.

E, por fim, o reitor da própria UECE, Francisco de Assis Araripe, com sua rica e associativa bagagem de conhecimentos, adquiridos nos bancos escolares da vida e uma apurada queima de pestanas, sobre Estudos Aplicados em Planificação Territorial e Universidade Pública, aperfeiçoados na Universidade de Barcelona-Espanha.

Fonte:Diário do Nordeste
Coluna:Gervásio de Paula