CE terá 1ª fábrica de painéis fotovoltaicos da A. Latina

9 de dezembro de 2009 - 09:19

O início da construção está previsto para fevereiro de 2010, com a produção começando em agosto do mesmo ano

O Ceará vai ganhar a sua primeira fábrica de painéis e células fotovoltaicos, equipamentos utilizados para captação de energia solar. Fundada neste ano, a Esbra (Energia Solar Brasileira), deverá ter sua construção iniciada em fevereiro de 2010, no município de Horizonte, a 42 quilômetros de Fortaleza. O início da produção está previsto para agosto do ano que vem.

Dividido em três fases, o empreendimento terá investimento total de aproximadamente R$ 73 milhões, mas inicialmente serão aplicados cerca de R$ 25 milhões, sendo R$ 16 milhões via financiamento obtido com o Banco do Nordeste (BNB) e R$ 9 milhões provenientes de recursos próprios. A carta consulta já foi aprovada pelo instituição.

Em sua primeira fase, a Esbra produzirá apenas painéis fotovoltaicos, cujos componentes para fabricação virão, a princípio, dos Estados Unidos e da Alemanha. Nesta etapa, a produção anual será de módulos com capacidade para captação total de 25 megawatts (MW)/ano. Para geração de 1 MW são necessários em torno de 4.600 painéis. Cerca de 120 empregos diretos serão gerados e a empresa criou ainda um fundo para capacitação de mão-de-obra local. Também será incentivado o uso de energia solar por micro e pequenas empresas. Concomitantemente, ela pretende instalar também uma fazenda para captação de energia solar e conversão em energia elétrica, o que ainda depende da regulamentação do setor. Ainda não está estimada a capacidade de geração de energia. Na segunda fase, prevista para 2011, começarão a ser produzidas as células fotovoltaicas, utilizadas na fabricação dos painéis; e em um terceiro momento inicia-se o processo de mineração, ou seja, a extração do silício para fabricação dos lingotes que, por sua vez, são usados na produção das células. “A ideia é verticalizar e nacionalizar toda a cadeia de produção de energia solar no Ceará”, adianta o diretor da Pentagonal Consultoria e Investimentos, Aécio Gonçalves, responsável pela elaboração do projeto financeiro do empreendimento.

Controlado pelo empresário Nelson Estevan Seidl, brasileiro radicado há 40 anos nos Estados Unidos, o projeto, o primeiro do gênero na América Latina, está sendo concebido pela Fundação USP e pelas empresas de consultoria Bolsinhas e Campos e Pentagonal, em parceria com a Prefeitura de Horizonte, do Sebrae-CE e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece). Inicialmente, a Esbra tem como mercado a América Latina, mas já avança nas negociações com Cabo verde.

Segundo Gonçalves, as negociações com a administração municipal de Horizonte já estão concluídas e a área do empreendimento (60 mil m²) encontra-se em processo de regularização. Ainda conforme ele, as negociações com governo estadual também já ocorreram. O terreno foi doado pela Prefeitura de Horizonte e tanto a administração municipal como a estadual concedem incentivos fiscais.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Negócios