XII Semana de Iniciação Científica da URCA será aberta hoje, com mais de mil inscritos e oito instituições

27 de novembro de 2009 - 12:52

Será aberta, na manhã de hoje, 23 de novembro de 2009, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a XII Semana de Iniciação Científica da Instituição, o maior evento na área da pesquisa científica na região. O tema será “Ciência e Sociedade: Caminhos para o Futuro”. Mais uma vez a URCA supera o número de inscritos, com mais de 1000 participantes e cerca de 600 trabalhos de iniciação científica, para serem apresentados durante o evento, que se prolonga até a próxima sexta-feira, com palestras, mini-cursos, apresentação de trabalhos e painéis.

Segundo o Pró-Reitor de Pòs-Graduação e Pesquisa, Professor Álamo Feitosa os trabalhos a serem apresentados de forma resumida estarão dentro dos princípios básicos que norteiam as normas de pesquisa científica, sendo importante estímulo ao desenvolvimento dessas atividades no âmbito acadêmico. Álamo ressalta estarem participando do evento, a ser aberto pelo Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, oito instituições de ensino superior.

O objetivo da XII Semana, segundo ele, é avaliar os trabalhos de cerca de 140 bolsistas do CNPq, Capes e Funcap. Outro ponto importante é propiciar uma interligação da pesquisa dentro da Universidade, além estimular o aluno que inicia essa atividade a treinar a sua desenvoltura a apresentar trabalhos científicos em público. “Esse evento expressa a vitalidade da Universidade, apoiando o aluno pesquisador e fortalecendo a Instituição”, explica o Pró-Reitor. A palestra de abertura, na manhã de hoje, será proferida pelo Professor Doutor, Josué Mendes Filho, com a temática “Ciência, Um Caminho Para o Futuro”.