Primeiro edital do Fundo de Inovação terá 6 milhões

27 de novembro de 2009 - 13:54

O primeiro edital do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT) será publicado ainda este mês. O Comitê Gestor do FIT (COGEFIT) reuniu-se até a noite da terça, 24. na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitece).

O Conselho Gestor, presidido pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Renê Barreira, decidiu que serão financiados os projetos de inovação de empresas dos setores de alimentos, têxtil, calçados, confecções, móveis, agropecuária, tecnologia da informação e comunicação (TIC), nanotecnologia, biotecnologia, fármacos, biocombustível, energia alternativa, pesca e aquacultura, economia criativa, indústria cultural e tecnologias da área da saúde. Dos R$ 20 milhões de que dispõe hoje, o Fundo de Inovação Tecnológica utilizará R$ 6 milhões, exigindo das empresas, cujos projetos forem aprovados, uma contrapartida de 20%, 50% e 100%, de acordo com o porte de cada uma (pequena, média e grande, respectivamente), sobre o valor financiado dos projetos.

O secretário Renê Barreira disse na reunião que o Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará é uma ferramenta importante com que passam a contar, agora, as empresas cearenses para incorporar novas tecnologias e, consequentemente, ampliar seus mercados. O primeiro edital do FIT está sendo elaborado, e será lançado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O edital que será lançado dará de 30 a 40 dias para que as empresas apresentem suas propostas. Após esse prazo será feita uma avaliação técnica.