I Semana de Inclusão Digital em Russas

27 de novembro de 2009 - 13:20

De 21 a 27 de novembro, a população de Russas foi contemplada com a sua I Semana de Inclusão Digital. O objetivo foi mobilizar professores e alunos das escolas públicas do município e de outras instituições de ensino do Ceará em torno da problemática de como promover a inclusão social através da inclusão digital. O evento reuniu também participantes dos CVTs, CIDs e Pontos de Inclusão Digital (Telecentros, Ilhas Digitais, etc).

A programação foi aberta com uma mesa redonda sobre “Políticas Públicas de Inclusão Digital” e contará com a presença do  Deputado Federal Ariosto Holanda; do prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas; Adriana Ribeiro de Lima, secretária de Desenvolvimento e Ação Social de Russas e do Prof. Dr. Raimir Holanda Filho, coordenador de Inclusão Digital da Secitece. A secretária de Educação do Município, Lindalva Pereira Carmo, mediou o debate.

O evento é uma iniciativa do Projeto Ação Digital (PAD), projeto de incentivo às políticas de Inclusão Digital instalado na cidade de Russas, que se propõe a capacitar, continuamente, adolescentes de escolas públicas na área de informática. No último ano, foram dezenas de pessoas capacitadas.

O PAD é composto de duas fases. Na primeira, denominada de fase de sensibilização, serão promovidas palestras e oficinas ao público, com objetivo de levar a população a refletir sobre a utilização do computador, como um recurso que contribui para a melhoria da qualificação profissional. Na segunda fase, a de capacitação, serão treinadas 120 pessoas em seis turmas pelos alunos selecionados.

Saiba mais em http://www.projetoacaodigital.com.br/semid