Secitece é a vencedora da 5ª edição do Prêmio TI & Governo

20 de novembro de 2009 - 11:33

A Ação Corredores Digitais – Agentes Digitais e Incubadoras de TIC, desenvolvido pela Secitece também será publicado no Anuário TI&Governo

O Projeto Ação Corredores Digitais – Agentes Digitais e Incubadoras de TIC, desenvolvido pela Secretaria da Ciência,Tecnologia e Educação Superior (Secitece) foi contemplado com o Prêmio TI&Governo e será publicado no Anuário TI&Governo 2009, a ser lançado pela Plano Editorial, responsável também pela publicação de veículos como Informática Hoje, Telecom e Newsletter TI& Governo, entre outros títulos.

Em sua quinta edição, o Prêmio visa mostrar e premiar as melhores iniciativas de governo eletrônico no Brasil. A premiação leva em conta o impacto na administração ou na empresa pública (melhoria dos processos, redução de custos, ganho de qualidade, aumento de segurança, oferta de novos serviços, melhoria no atendimento ao cidadão, qualidade dos serviços prestados, transparência) e a relevância social.

Foram premiados 20 projetos escolhidos por uma comissão julgadora independente. Os premiados são os órgãos públicos e também os fornecedores que participaram do projeto. A comissão julgadora que avaliou os projetos foi integrada por Rogério Santanna (secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento); José Luis Bizelli (do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Unesp); Noberto Torres (professor, integrante do Tec-Gov da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo); Vanda Scartezini (da Pólo Consultores Associados); Alexandre Campos (do IDC); Armando Dal Colletto (diretor da Business School São Paulo) e a jornalista Tatiana Sendin (da Plano Editorial).

Os projetos foram classificados em três categorias: e-Administração Pública, e-Serviços Públicos e e-Democracia. Na avaliação, foram considerados critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos. A Secitece se destacou na categoria e-democracia, sendo o único projeto do estado do Ceará a ser contemplada com o prêmio.

A idéia é ampliar cada vez mais o alcance do governo eletrônico no Brasil, a partir de uma ampla divulgação das iniciativas, para que os gestores públicos possam desenvolver ainda mais projetos, beneficiando o cidadão, que terá mais serviços disponíveis, e também  todas as empresas que fornecem produtos e serviços de TI para a área pública, em todos os níveis de governo – federal, estadual e municipal -, empresas públicas, autarquias e órgãos do Legislativo e do Judiciário em todo o país.

Corredores Digitais:

A ação Corredores Digitais visa estimular o desenvolvimento do Estado gerando oportunidades de criação de negócios em TIC por estudantes que tenham concluído ensino médio, preferencialmente, em escolas públicas através do empreendedorismo inovador. Para isso, oferece capacitação em gestão empresarial e apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras, via mecanismo de incubadoras na área de TIC. De todos os projetos selecionados, 50% das vagas é garantida para alunos de escolas públicas.