Reitor da URCA decreta Luto Oficial e suspende atividades acadêmicas, em virtude da morte do Prof. Alderico de Paula Damasceno

17 de novembro de 2009 - 09:32

Em virtude do falecimento de um dos Fundadores da URCA, um dos grandes nomes da educação do Cariri, Professor  Alderico de Paula Damasceno, aos 90 anos, ocorrido no início da tarde deste dia 16, o Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, suspendeu as atividades acadêmicas desta Instituição de Ensino Superior, na tarde de hoje, até às 13 horas de amanhã, e decretou luto oficial por três dias. O corpo do Professor Alderico será velado no Salão de Entrada da Biblioteca da Universidade. O sepultamento ocorrerá na manhã desta terça-feira, dia 17.

De acordo com a Portaria, se reconhece a inestimável contribuição  do referido Docente para a Educação Escolar na Região do Cariri e para a URCA. O Professor Alderico Damasceno,conforme o reitor da URCA, por vários anos foi um dos suportes mais consistentes da educação no Cariri. Filho de Ângelo Pereira Damasceno e de Aguida de Paiva Paula, o Professor Alderico nasceu a de20 de setembro de 1919, em Aracati, Estado do Ceará.

Além de Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri, o Professor Alderico de Paula Damasceno também lecionou no ensino médio, tendo exercido também a função de Diretor do renomado Colégio Estadual Wilson Gonçalves, onde exerceu o magistério por vários anos. Lecionou também no Colégio Diocesano do Crato e no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante.

Foi fundador da URCA, originário da Universidade Estadual do Ceará – UECE, admitido a 3 de março de 1967. Foi também professor na Faculdade de Filosofia do Crato, onde lecionou História Geral da Economia e História Administrativa do  Brasil. Também chegou a ser integrante da Comissão Executiva do Vestibular durante vários anos.

Entre as múltiplas atividades exercidas pelo Professor Alderico Damasceno, destaca-se sua atuação no esporte cratense, onde foi treinador da seleção de futebol do Crato. O Reitor destaca a figura bastante popular e bem relacionada que era o Professor Alderico. Por onde passou fez uma legião de amigos e admiradores, deixando sempre a marca da sua cordialidade e do seu caráter. Foi casado com Maria do Carmo, com quem teve quatro filhos, dois homens e duas mulheres.