Conferência Estadual de Educação começa hoje

17 de novembro de 2009 - 09:27

René Barreira e Izolda Cela participam da solenidade de abertura às 15h, no Praia Centro

Será aberta hoje, 11 de novembro, às 15h, a Conferência Estadual de Educação do Ceará (COEE-CE), que objetiva discutir estratégias para a efetivação dos sistemas municipais, Estadual e Nacional Articulados de Educação. O evento prossegue até o dia 13, no Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740).

A inciativa, coordenada pela UFC, é realizada em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Secretaria da Educação (Seduc).

A solenidade de abertura contará com a presença do secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira; da secretária de Educação, Izolda Cela e do reitor da UFC, Jesualdo Farias, dentre outras autoridades.

A Conferência também visa construir um conjunto de propostas que serão encaminhadas à Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontecerá de 28 de março a 1° de abril de 2010, em Brasília. A Conae-2010, cujo tema é “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, é um espaço de participação popular, aberto pelo Poder Público, para o desenvolvimento da Educação Nacional.

O Estado do Ceará realizou, entre junho e agosto, conferências municipais e intermunicipais em todos os 184 municípios. Foram também realizadas sete audiências públicas, organizadas pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado.

No dia 12, a coordenadora de Educação Profissional da Secitece, Hortência Sucupira, participa das discussões do eixo temático “Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade e PNE. Délcio Morais, representante titular da Secitece na CONAE 2010, integra o eixo temático “Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação e PNE”.

Confira a programação da COEE-CE

Dia 11 de novembro de 2009

12 h – Credenciamento

15 h – Solenidade de Abertura

16 h – Conferência de Abertura

Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação

Palestrante: Prof. Dr. Jamil Cury (UFMG)

17 h – Leitura e aprovação do Regimento da COEE-CE

18 h – Coquetel

19 h – Apresentação Cultural

20h – Palestra

Conselheiro Jorge Nazareno, do CDES/Observatório da Equidade.

Dia 12 de novembro de 2009

8 h – 12 h – Grupos de discussão das propostas por eixo temático do Documento Referência

Eixo temático I: Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade e PNE

Eixo temático II: Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação e PNE