Primeiro Passo: 200 jovens capacitados

9 de novembro de 2009 - 09:55

Após um ano de aulas de qualificação, expectativa é de que, pelo menos, 50% da turma ingressem no mercado

O mercado de empregos temporários se expande com a achegada do fim do ano, e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) entrega hoje 200 jovens qualificados pelo Projeto Primeiro Passo. A iniciativa capacita jovens de 16 a 21 anos para atuarem no mercado de turismo e comércio de Fortaleza. A formatura dos jovens ocorre, às 10h, na Escola de Saúde Pública.

Durante um ano – tempo de duração do Primeiro Passo – os jovens além de passarem por capacitação diária de duas horas em aulas de Formação Cidadã, Preparação para o Trabalho, Fundamentos da Matemática, Comunicação Oral e Escrita, Informática Básica, Inglês e Qualidade no Atendimento; estagiam em empresas parceiras da iniciativa, sem falar do apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Para Simone Veras, coordenadora do projeto, a expectativa é de que pelo menos 50% dos jovens formados nessa turma sejam efetivados.

O Projeto Primeiro Passo já capacitou em 2009, cerca de 7 mil jovens. Segundo Fátima Catunda, titular da STDS, ainda nesta semana, a secretaria fechará com empresas parceiras a contratação dos novos profissionais no programa de estágio remunerado, que tem duração de quatro horas diárias e remuneração de R$ 250, mais auxílio transporte, pagos pelo Governo. “A expectativa da secretaria é que eles sejam efetivados nas empresas em que trabalharam durante o estágio, pois foram capacitados em um área que é carente de mão-de-obra qualificada, como a de comércio e a de hotelaria”, afirma.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Negócios
Data:09/11/09