Reunião Preparatória para evento nacional sobre Geoparks conta com boa participação de instituições da região

3 de novembro de 2009 - 10:25

A reunião preparatória para o I Encontro Brasileiro de Geoparks: Fortalecendo novas candidaturas foi realizada na Universidade Regional do Cariri (URCA), na última sexta-feira. O objetivo do evento foi promover o intercâmbio de informações sobre o Geopark Araripe, único no Hemisfério Sul, com os diversos representantes de instituições da região ligados as artes, ao turismo e outros setores produtivos que se destacam no Cariri. O evento, que também teve a finalidade de esclarecer sobre o programa e o seu desenvolvimento, por meio de diversos projetos que já vêm sendo executados, também deu oportunidade aos participantes de compartilhar informações a respeito dos Geoparks da Europa, a exemplo dos de Portugal e Espanha, expostos por componentes de recentes missões técnicas a esses locais.

Participaram do evento, aberto pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, o Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, que no início da sua explanação fez uma breve apresentação do Geopark e o seu significado, e a Secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Teresa Mota, que abordou a importância do aproveitamento de produtos associados à própria cultura local, como acontece nos Geoparks da Europa, agregando valor aos produtos e fortalecendo as comunidades das áreas onde estão localizados os nove geosítios do Geopark Araripe. Um trabalho de educação ambiental será desenvolvido, por meio de parceria da URCA com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). A presidente do Conselho, Marília Gouveia, fez uma breve explanação dos projetos nessa área nos Geoparks da Europa. Ela afirmou que R$ 50 mil serão destinados aos trabalhos voltados para capacitação e implementação desses projetos junto ao programa.

A Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, teve uma participação no evento, com a palestra sobre projetos desenvolvidos pela instituição do presidente da entidade, Alemberg Quindins. Será a primeira instituição a receber O Selo de Certificação do Geopark Araripe, como instituição parceira. A solenidade para entrega do Selo acontecerá em dezembro. Alemberg ainda ressaltou a importância do Geopark Araripe e a valorização de elementos que vão desde a cultura, o turismo e as potencialidades regionais, como o Esporte.

O I Encontro Brasileiro de Geoparks: fortalecendo novas candidaturas, no Cariri, acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro. O evento contou com o facilitador Coordenador Geral da Unidade Executora do Geopark Araripe, Professor Patrício Melo, e os integrantes da Unidade Executora, além do gerente do Geopark Araripe, Idalécio de Freitas. No final, foi realizado um debate entre os participantes.