Conferência Estadual de C&T e Educação Superior será em fevereiro

29 de outubro de 2009 - 10:03

O evento contará com cinco Conferências Regionais preparatórias nos municípios

A II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior terá início em fevereiro de 2010. O evento, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), reunirá gestores, docentes, servidores e estudantes universitários e das instituições de ensino tecnológico, secretarias estaduais e municipais de Educação e de Ciência e Tecnologia, Conselhos Profissionais e da sociedade civil, Diretórios Centrais de Estudantes, Organizações Sindicais e representantes dos setores produtivos.

A primeira Conferência Estadual de CT&I e Educação Superior foi realizada em 2007 com o objetivo de discutir a importância da ciência, tecnologia, inovação, educação superior e profissional como dimensões estratégicas para a promoção do desenvolvimento sustentável do Estado.

“O Plano Nacional de Educação será renovado em 2010, com a Conferência Nacional de Educação. O Ceará se prepara para apresentar sua Política de Educação Superior consolidada nas instâncias deliberativas das universidades e demais IES bem como as representações da sociedade”, afirma a coordenadora de Educação Superior da Secitece, Socorro Osterne.

A II Conferência será realizada em duas etapas. A primeira etapa, preparatória, será composta de cinco Conferências Regionais sediadas nos municípios de Limoeiro do Norte, Crato, Sobral, Crateús e Maracanaú envolvendo todos os 184 municípios por proximidade e facilidade de acesso a essas cidades. A segunda etapa, propositiva, incluirá a reunião de delegados em uma Conferência Estadual.

O documento desta segunda Conferência proporá diretrizes para uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Ceará, e será encaminhado ao Conselho Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, ao governo e amplamente divulgado com todos os setores da sociedade.

Os membros para as duas etapas da II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Superior serão distribuídos em cinco categorias:- participantes inscritos para as Conferências Regionais – preparatórias; delegados eleitos durante as etapas preparatórias, Conferências Regionais, para participar da etapa propositiva da II Conferência Estadual; delegados natos, com direito a voz e voto; convidados com direito a voz e observadores.

A participação nas Conferências Regionais será para pessoas vinculadas, preferencialmente, a Instituições de Ensino Superior e a instituições que atuem nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação em municípios definidos para a realização da respectiva Conferência Regional. Quando não houver IES nos municípios da área onde será realizada a Conferência Regional, a pessoa poderá se inscrever se estiver vinculada a secretarias municipais de educação, de cultura, de ação social, de esportes ou de ciência e tecnologia.

Cada Conferência Regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site da SECITECE a ser validada pela Comissão Executiva. Os prazos de inscrição são ser até dez dias antes do início de cada Conferência Regional preparatória, exceto para a primeira, que poderá ser até o dia do lançamento da Conferência.

Mais informações: www.sct.ce.gov.br

Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece
Telefone: (85) 3101-6457 / E-mail: cotec@sct.ce.gov.br.

Coordenadoria de Educação Superior
Telefone: (85) 3101-6447 / E-mail: cesup@sct.ce.gov.br.