Congresso de Ciência e Tecnologia em Sobral reunirá estudantes, pesquisadores, profissionais e dirigentes

28 de outubro de 2009 - 10:23

Estudantes do ensino fundamental II, ensino médio, tecnológico e superior, além de pesquisadores e profissionais ligados aos setores educacional e empresarial poderão participar gratuitamente do SOBRALTEC 2009 – Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sobral, criado em 2005 pela Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Faculdade de Tecnologia Centec. Nos dias 20 e 21 de outubro, a partir das 18h, no Centro de Convenções de Sobral, o público terá acesso a palestras, mostra de filmes, momento cultural, exposições e visitas técnicas.

O objetivo do Sobraltec é destacar a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovendo um ambiente propício para a discussão da pesquisa científica e tecnológica e suas aplicações, bem como a interação entre a sociedade e as tecnologias locais existentes. Especificamente, a Semana de C&T, que acontece em todo o Brasil, quer despertar a curiosidade e a criatividade para a cultura científica nos jovens estudantes; fazer com que os participantes percebam a relação entre a ciência e a tecnologia e o cotidiano deles; popularizar e desmistificar o conhecimento científico e tecnológico e estreitar as relações entre o conhecimento produzido e difundido no meio acadêmico e nas instituições de pesquisa do município e da região, com os demais setores da sociedade, principalmente o setor produtivo.

Neste ano o evento pretende nos dias 20 e 21 de outubro criar um ambiente de discussão sobre as atividades de extensão universitária, incitar os jovens a utilizar a pesquisa como alternativa para soluções viáveis que contribuam efetivamente para o desenvolvimento econômico e social do município e da região; divulgar a contribuição do segmento da Ciência e Tecnologia e sua importância para a competitividade e apoiar a inovação em pequenas, médias e grandes empresas, outras instituições, com especial relevância para a informação do desenvolvimento de novas tecnologias, fomentando a competitividade.

A difusão do tema “Tecnologia Social” também será trabalhada na programação do evento, que integra Sobral aos pólos de referencia em inovação tecnológica, através da integração entre as instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. a valorização da criatividade, a atitude científica e a inovação tecnológica.

Graças à existência de Instituições de Ensino Superior e pesquisa como: A Universidade Estadual Vale do Acaraú, a Universidade Federal do Ceará, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como a presença da Embrapa e do Instituto Atlântico configuram Sobral como Município pólo difusor de Ciência e Tecnologia da Zona Norte do Estado do Ceará.

Segundo Luiza Barreto, Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral, o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas como a discussão para implantação do Parque Tecnológico de Sobral nos leva a necessidade da realização de eventos ligados à área como importante estratégia de promoção, divulgação e popularização do conhecimento produzido e suas utilidades.

Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), reflete a preocupação da região em dar continuidade ao processo de incentivo na busca de inovações e na popularização do conhecimento, socializando informações que contribuam com a formação tecnológica e científica dos estudantes, acadêmicos e empresários. Os parceiros do Congresso são UVA, SEBRAE, IFCE, UFC e Secretaria da Cultura de Sobral.
SOBRALTEC 2009
Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sobral