Ceará realiza atividades na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

28 de outubro de 2009 - 10:28

As cidades do interior contam com vasta programação para a Semana

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia começou nesta segunda-feira (19) e segue até o próximo domingo (25) com vasta programação em todo o país. No Ceará não é diferente e várias cidades do interior são contempladas com as atividades a fim de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

O Ceará ocupa o quarto lugar no ranking dos estados que realizam eventos para a área de Ciência e Tecnologia, somando 750. Apenas Rondônia (5550), Rio de Janeiro (1741) e Minas Gerais (1104) ficam na frente do estado cearense. São Paulo vem em quinto, com 695 eventos, seguido de Pernambuco, com 595. A ideia é mostrar cada vez mais a importância da ciência para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educaçaõ Superior do Estado (Seciteve) é quem coordena a semana nas cidades do Ceará.

Confira abaixo a programação:

Dias 20 e 21: Curso Popular de Astronomia, ministrado pelo Prof. Dermeval Carneiro Planetário
Local: Auditório do Planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza
Horário: 19h às 20h

Dias 20 e 21: Missões técnicas, palestras e a realização do Fórum do Empreendedor de Sobral. A A secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota, ainda ministra palestra sobre Inovação Tecnológica.
Local: Centro de Convenções de Sobral
Hora: 19 horas

De 20 a 24 de outubro: Exposições com modelos de Física, Biologia, Química, Matemática, Astronomia e Robótica
Local: Seara da Ciência, em Fortaleza

De 20 a 24: Palestras com as temáticas: “A História da Ciência no Brasil”; “As contribuições da tecnologia para a educação”; “Tecnologia e Desenvolvimento Humano” e “Ciência no cotidiano”. Também serão apresentadas peças teatrais, organizadas pelos Núcleos de Ciências das escolas da rede municipal de Limoeiro do Norte, abordando temas científicos relacionados ao dia-a-dia.
Local: Limoeiro do Norte

De 20 a 24: Com o tema “Empreendedorismo com Diversidade”, o município de Ipu
realiza a I Feira de Ciência e Tecnologia da Ibiapaba
Local: Ipu

Dia 22: palestra de Astronomia com o tema “Impressões Digitais do Cosmos”, voltado para público de 8 a 80 anos, também proferida pelo Prof. Dermeval Carneiro. Vagas limitadas.
Horário: de 19h às 21h
Inscrições devem ser feitas pelo e-mail planeta@dragaodomar.org.br.

Dias 22, 23 e 24: Noites Galileanas. Evento global do Ano Internacional da Astronomia (IYA 2009), definido pela ONU para o ano de 2009, onde se celebra em todo o mundo os 400 anos desde que Galileu Galilei apontou seu telescópio para o céu.
Local: Fortaleza e Sobral

Fonte: http://jangadeiroonline.com.br
Data:27/10/09