Tecnologia e Ciências também realizam Semana

21 de outubro de 2009 - 11:34

Os Centros de Tecnologia e Ciências da Universidade Federal do Ceará também realizam, de 21 a 23 de outubro, suas respectivas Semanas. Desenvolvimento e inovação serão temas de debates.

A IV Semana de Tecnologia debaterá inovações tecnológicas e refletirá sobre políticas públicas para o desenvolvimento da Região. A programação da Semana, que acontece no Campus do Pici, em Fortaleza, prevê palestras, debates e visitas técnicas. Este ano, o evento traz como tema “Ciência e Tecnologia no Nordeste”.

As inscrições podem ser feitas, das 10h às 18h, até o início da Semana, no Bloco 711 ou na Cantina do Centro de Tecnologia da UFC (ambos localizados no Campus do Pici).

Entre os destaques da programação, palestras de Antonio Miguel Monteiro, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; do engenheiro e pesquisador do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) Gutemberg Pimenta; e do superintendente de Planejamento e Pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Florival Rodrigues; além de debates comandados por técnicos e pesquisadores renomados em diversos ramos da engenharia.

Também ocorrerão visitas técnicas a empresas como Wobben (fabricante de aerogeradores de energia eólica), Durametal (peças para caminhões), Microsol (condicionadores de energia), T&A (pré-fabricados de concreto armado e protendido), Vicunha (tecidos naturais e sintéticos) e Metal Mecânica Maia.

Haverá, ainda, minicursos sobre “Acessibilidade universal em obras e serviços de engenharia e arquitetura” e sobre softwares como Java e Autocad, dentre outros. A programação completa da IV Semana de Tecnologia pode ser encontrada no site do evento (www.semanadetecnologia.ufc.br)

A iniciativa é de estudantes dos oito cursos de graduação do Centro de Tecnologia da UFC, apoiada pela Diretoria e por professores do Centro, bem como pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Ceará (CREA – CE).

Já a I Semana do Centro de Ciências da UFC terá como tema “Desenvolvimento e inovação nas ciências”. As inscrições podem ser feitas durante o evento, que vai acontecer no Auditório Ícaro de Sousa Moreira. Podem participar estudantes, professores/pesquisadores, servidores técnico-administrativo e demais profissionais dedicados às ciências.

O evento será aberto quarta-feira (21), às 9h, com apresentação de coral RINNAH – Ciência e Tecnologia. Em seguida, acontece a palestra de abertura “Armas biológicas: uso dual X avanços biotecnológicos – Programa Nacional de Integração Estado-Empresa na Área de Bens Sensíveis”, com Roselane Bernandes, do Ministério de Ciência e Tecnologia, e Valéria Knorr, da Agência Brasileira de Inteligência.

A programação pode ser acessada no endereço: www.centrodeciencias.ufc.br .

Fonte: Secretaria do Centro de Ciências da UFC – (fone: 85 3366 9786) / Assessoria de Comunicação do CT da UFC – (fone: 85 3366 9604)