SNCT 2009: Secitece promove seminário sobre Indústrias Criativas

20 de outubro de 2009 - 12:02

Evento irá destacar o desenvolvimento econômico propiciado pela cultura

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) promove nesta quinta, 22 de outubro, às 14h30, em sua sede, o IV Encontro de Gestão do Conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação e a 6ª Reunião do Fórum de Incubadoras e Empresas Incubadas que terão como tema geral as indústrias criativas, formadas pelo conjunto de setores econômicos que têm na criatividade sua base de atuação.

Os palestrantes serão o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Secitece, Raimir Holanda, que irá falar sobre “Incubadoras de Empresas Criativas” e Elayne Cristina Rocha, Analista da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae, apresentará “A experiência da cidade de Buenos Aires com a Economia Criativa”. Os palestrantes irão replicar os conhecimentos adquiridos durante Seminário realizado este mês em Buenos Aires.

O evento, que irá destacar o desenvolvimento econômico propiciado pela cultura, o valor do potencial criativo no mundo contemporâneo e os novos circuitos de distribuição criados pelo mercado cultural, contará com a presença do secretário da Secitece, René Barreira e de Régis Dias, do Sebrae/CE.

Na ocasião, o titular da Secitece irá apresentar os resultados já alcançados pelo Ceará com a realização da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, iniciada nesta segunda 19 de outubro e que prossegue até o dia 25. O Estado já conta com mais de 750 cadastrados, ocupando o quarto lugar no ranking, a frente de São Paulo e Pernambuco. A movimentação envolve 17 municípios e 254 instituições: Beberibe, Caucaia, Crato, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Icapuí, Ipu, Iracema, Jaguaribara, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral e Ubajara.

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A iniciativa pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, de modo que a sociedade conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Diversas atividades integram a programação da Semana: dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte; etc.

Saiba mais em semanact.mct.gov.br.