SNCT 2009: Fortaleza, Planetário Rubens de Azevedo

19 de outubro de 2009 - 11:48

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009 tem como tema central “A Ciência no Brasil”. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do CNPq, que coordena as atividades em todo o país desde 2004. No Ceará, a SNCT é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará. O Planetário Rubens de Azevedo, que participa da SNCT desde 2005, preparou este ano uma série de atividades abertas ao público e às escolas públicas previamente agendadas.

Nos dias 20 e 21 de outubro, de 19h às 20h, será realizado o Curso Popular de Astronomia, no Auditório do Planetário, ministrado pelo Prof. Dermeval Carneiro. O curso gratuto é destinado a jovens de 14 a 80 anos. Na quinta, dia 22, de 19h às 21h, será realizada a palestra de Astronomia com o tema “Impressões Digitais do Cosmos”, voltado para público de 8 a 80 anos, também proferida pelo Prof. Dermeval Carneiro. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail planeta@dragaodomar.org.br.

Ainda como atividade integradora o Planetário Rubens de Azevedo realizará oficinas para alunos e professores dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas, previamente agendadas, durante toda a SNCT. Os alunos irão, por exemplo, montar modelos de relógio solar e quebra-cabeças com o tema Sistema Solar. Essas atividades contam com apoio do CNPq através da Secitece.