SNCT 2009: Centec

19 de outubro de 2009 - 15:30

O Instituto Centec homenageia o cientista cearense Professor Francisco José Abreu Matos, criador do programa Farmácia Viva, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema Ciência no Brasil. A homenagem será realizada na sexta-feira às 10h no Centro de Formação de Instrutores (CFI), na rua Silva Jardim, 510 – bairro Jardim Bonifácio.

O curso Farmácia Viva é um dos mais procurados nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), que implantou canteiros de plantas medicinais em diversos municípios seguindo as orientações do Prof. Abreu Matos. Familiares do cientista brasileiros confirmaram a participação na homenagem, disse a coordenadora do CFI, Rita Liduína Alencar Rolim.

Rita Liduína Alencar Rolim informou que 20 escolas vão participar das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no CFI na quarta, quinta e sexta-feira desta semana. O CFI vai homenagear também os cientistas Carlos Chagas, pelos 100 anos da descoberta do protozoário causador da doença de Chagas, e Osvaldo Cruz, que criou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional, hoje Fiocruz. O CFI organizou para os alunos de escolas públicas a exposição Charles Darwin, a Teoria da Evolução.

Os estudantes vão poder interagir com outras atividades de divulgação científica montadas pelo CFI, entre elas a reprodução do funcionamento de colméia com as funções de diferentes castas de abelhas e uma mostra sobre ervas aromáticas, com explicações sobre 26 especiarias usadas para tempero na gastronomia. Para o dia 21 às 16h está agendada atividade alusiva ao Ano Internacional da Astronomia, quando o
coordenador do Plentário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro, dará palestra Impressões Digitais do Cosmos. No dia 22, pela manhã, haverá Show de Ciências no CFI com bolsistas da Seara da Ciência, que é parceira do Centro.

Na manhã da sexta-feira, das 8h às 10h e das 10h às 12h, haverá apresentação da peça de teatro Energia. Também serão realizadas atividades nos CVTs e Núcleos de Informação Tecnológica (NIT) do interior com ênfase nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia, informa a diretora de Extensão Tecnológica do Instituto Centec, Geórgia de Aguiar. Foi montado um telescópio no NIT de Fortim, onde será apresentada a peça de teatro Alice no País dos Números e no dia 23, às 16 h, Dermeval Carneiro dará a palestra de Astronomia: Da pequena Luneta ao Hubble – 400 anos de Ciência e Tecnologia.