Lançamento de satélites no CE

16 de outubro de 2009 - 10:52

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) lembrou, ontem, na Assembleia Legislativa que o Ceará poderá abrigar uma base vinculada à Agência Espacial Brasileira (AEB). O parlamentar disse que o governador Cid Gomes (PSB) está negociando com a AEB um local e que o Estado possui características importantes para sediar a base

De acordo com Sérgio Aguiar, a AEB apresentou ao Presidente Lula, um estudo sobre uma nova área para instalação de uma base de veículos lançadores de satélites, a exemplo do Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão.

O parlamentar informou que o Ceará pode sediar a base porque está localizado próximo à linha do Equador, o que garante uma economia de 30% no consumo de combustível, além de ficar perto do litoral, uma condição de segurança necessária para a atividade espacial. “Muitas negociações ainda vão ocorrer e o Governo deverá ouvir a população acerca do assunto”, assegurou Sérgio Aguiar. 

Segundo o deputado, a proposta visa garantir o cumprimento das metas do Programa Espacial Brasileiro que enfrenta a resistência das comunidades remanescentes de quilombos para a ampliação da base de Alcântara. “A Agência Espacial Brasileira não revelou a área escolhida, no entanto, já se sabe que tem cerca de 20 mil hectares na costa Norte-Nordeste. 

Fonte:www.Diáriodonordeste.com.br
Editoria:Política
Data:16/10/09