Bons ventos sopram na UECE

13 de outubro de 2009 - 08:49

Não é fácil administrar instituição de ensino superior estadual, principalmente em tempos de crise e, acrescento eu, de autonomia relativa, sobretudo na área financeira. É preciso, pois, determinação, persistência e principalmente competência. É o que vem ocorrendo na alta administração da Universidade Estadual do Ceará, agindo em sintonia e encontrando soluções para a variada gama de problemas que surgem no dia-a-dia. E as carências são muitas… A UECE tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento do Ceará, inclusive com a interiorização do ensino. Assim, além de consolidar seus atuais 30 cursos de graduação na Capital, há anos desbrava o interior do Estado, com 20 cursos nos seguintes municípios beneficiando também várias cidades e povoados de seus estornos: Limoeiro do Norte (FAFIDAM), Iguatu (FECLI), Tauá (CECITEC), Quixadá (FECLESC), Itapipoca (FACEDI) e Crateús (FAEC).

No início desta semana o magnífico reitor Francisco de Assis Moura Araripe externou seu contentamento pela nomeação de 14 novos professores efetivos para o interior. E não era para menos, pois além do número ser relevante, o fato demonstrou também o poder de articulação do reitor Araripe, junto a setores governamentais como as Secretarias de Ciência e Tecnologia, de Planejamento, o Palácio Iracema e a própria Assembleia Legislativa, aqui citando, principalmente, o presidente Domingos Filho e o líder do governo Nelson Martins. A todos argumentou a premente necessidade das nomeações, o que ocorreu em tempo record, contando ainda com o apoio do vice-reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto,e trabalhos das Pró-Reitorias, em especial a de Graduação, Departamento de Pessoal – DEPES, das Procuradorias Jurídicas (UECE e Estado), da Comissão Permanente de Pessoal Docente, da Comissão de Acumulação de Cargos da Seplag, da Casa Civil e, logicamente, com o aval do governador Cid Gomes (já disse neste espaço que, caso Ele reimplante o Piso Salarial, entrará para a história como o Governador que pacificou e valorizou a UECE).Foram empossados os professores: Sander Cruz Castelo, Valdriano Ferreira do Nascimento, Alex Altair Costa Machado, Francisco Wagner Vasconcelos da Costa, Rondinelle Ribeiro Castro, Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Katia Cristina Cavalcante de Oliveira, Gerson dos Santos Estumano, Saulo Robério Rodrigues Maia, Adevan Fernandes Sousa, Antônio Teles de Menezes, Ana Paula Teixeira da Silva, José Alex Santos e Keila Andrade Haiashida. Parabéns!

Fonte:www.oestado.com.br
Editoria:Opinião