UVA dá causa nobre à desembargadora

9 de outubro de 2009 - 11:06

Gizela Nunes da Costa receberá título de Doutora Honoris Causa

A desembargadora Gizela Nunes da Costa (foto), do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), receberá o título de Doutora Honoris Causa, a ser concedido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Auditório Central do Campus da Betânia, nesta sexta-feir, às 19h30, na cidade de Sobral.

A magistrada foi escolhida para receber a homenagem por conta das contribuições relevantes prestadas ao Judiciário e ao Ensino Superior cearense, principalmente no município de Sobral. Gizela Nunes da Costa foi estudante do curso de História da UVA, instituição na qual também lecionou, na época à convite do reitor Teodoro Soares. O título de Honoris Causa (em português, causa nobre) é concedido a personalidades que tenham prestado importante contribuição a uma instituição de ensino, mesmo não pertencendo a seu quadro funcional. A alcunha de doutor também é reconhecida mesmo sem o agraciado ter cursado doutorado.

“Esse título representa muita coisa. É o coroamento da minha vida acadêmica como professora”, antecipa a homenageada, que pretende se dedicar à Academia Fortalezense de Estudos e Letras.

Várias personalidades já receberam o título honorário de doutor da UVA. Entre elas, estão os escritores Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz e Alcides Pinto, os ex-governadores Gonzaga Mota e Tasso Jereissati e o governador Cid Gomes.

Perfil
Natural do município de Caucaia, Gizela Nunes da Costa graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1963. Em 1970, bacharelou-se em Administração pela mesma instituição. Cursou também a UVA e a Faculdade de Filosofia Dom José, em Sobral, bacharelando-se em História e Letras, respectivamente. Ingressou na magistratura cearense em 1966, mediante concurso público, sendo nomeada para o cargo de juíza substituta da Comarca de Reriutaba. Três anos depois, foi nomeada juíza de Direito da Comarca de Canindé, passando, depois, pelas comarcas de Quixadá e Sobral. Foi promovida a juíza auxiliar da capital em 1979 e, posteriormente, juíza titular da 4ª Vara de Família.

Fonte:www.oestado.com.br
Editoria:Municípios
Data:09/10/09