Reforma e ampliação do Museu de Paleontologia em fase de finalização

9 de outubro de 2009 - 11:36

Está em fase de finalização o trabalho de reforma e ampliação do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, da URCA, um investimento de mais de R$ 700 mil, incluindo a reforma inicial para abrigar um acervo de quase 10 mil peças, avaliado em mais de US$ 30 milhões. A obra permitiu toda renovação e melhoria das instalações elétricas e hidráulicas do prédio. A área envolve um dos pontos principais do Geopark Araripe, que vem sendo tratado com o maior interesse pelos que fazem a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Dentro desse contexto de ações voltadas para a estruturação do programa na região, está sendo realizado investimento para a melhoria do acesso ao município de Santana do Cariri, cidade considerada a ‘capital da paleontologia’, além da reforma do Museu. O asfaltamento de qualidade vem sendo feito, e mais de 3 quilômetros de estradas já estão prontos.

A melhoria envolve o trajeto de Nova Olinda a Santana há muitos anos prejudicado pelas péssimas condições de conservação. Também foi feito recentemente por vários estudiosos, por meio de um trabalho multidisciplinar, um diagnóstico dos nove geotopes, documento com levantamentos das áreas de essencial necessidade para se verificar as condições de preservação, tombamento, cultura, história, comunidades, dentre outros aspectos. Até o momento não houve avaliação da UNESCO, que concedeu chancela, com o selo internacional, durante três anos. Os trabalhos de planejamento para dotar as áreas de infraestrutura estão a cargo da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, com a gestão científica do projeto por parte da URCA, que vem realizando atividades de divulgação, exposições, além de formação de monitores para levarem informações sobre o Geopark Araripe às escolas públicas e privadas de várias cidades do Cariri.