URCA sedia a Paleo 2009 da região Nordeste

7 de outubro de 2009 - 09:22

Começa no próximo sábado, a PALEO 2009 da região Nordeste, reunião anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia, núcleo Nordeste, na Universidade Regional do Cariri (URCA), contando com o apoio organizacional também da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Paleontológica Phoenix. O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), com auxílio financeiro e a publicação de resumos aprovados.

 

 

 

O encontro de Paleontologia contará com a presença de profissionais, estudantes, pesquisadores e demais interessados na Paleontologia do Nordeste brasileiro. O evento terá a coordenação do professor doutor Álamo Feitosa Saraiva (URCA), Wagner Souza Lima (Phoenix)

 

Maria Helena Hessel (UFC).

 

 

 

A programação será aberta às 14 horas do próximo sábado, com exposição de painéis sobre os temas do evento. Em seguida, acontece uma mesa redonda sobre “Ensino, acervos e parques temáticos”. Serão homenageados profissionais de destaque na Paleontologia do Nordeste brasileiro. No dia 11, a partir das 9 horas, será realizada apresentação oral dos trabalhos de síntese

 

sobre a biota de bacias sedimentares nordestinas, por pesquisadores experientes e de investigação. No dia 12, haverá uma excursão de campo pela Bacia do Araripe, com possibilidade de coleta de exemplares para as instituições de origem dos participantes, terminando com a visita ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, que está em processo de finalização da reforma.

 

 

 

A inscrição para participação no evento é gratuita e poderá ser efetuada no local, dia 10 de outubro, das 9 às 17 horas. Para a excursão de campo são oferecidas 40 vagas, com prioridade aos participantes de outros Estados, sendo efetuada junto com a inscrição no evento. Os resumos de painéis apresentados serão publicados nos ‘Cadernos de Cultura e Ciências’ da URCA. Os resumos de trabalhos apresentados oralmente no evento serão enviados à SBP para publicação no boletim “Paleontologia em Destaque”.

 

 

 

A organização do evento espera contar com uma grande participação. A Paleo 2009 se caracteriza pela informalidade, colaboração e divulgação da pesquisa paleontológica, realizada em instituições do Nordeste do Brasil e por pesquisadores de outras regiões, que se dedicam ao estudo dos fósseis das bacias sedimentares nordestinas.