Formado comitê consultivo do Projeto Extensão Industrial Exportadora- PEIEX

18 de setembro de 2009 - 11:47

O objetivo da reunião foi apresentar as ações que serão desenvolvidas pelo Comitê Consultivo e os resultados obtidos do PEIEX.

O Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX, realizou reunião para a formação do Comitê Consultivo do projeto. A proposta foi apresentar as ações que serão desenvolvidas pelo comitê e os resultados obtidos com o PEIEX, que teve início em março deste ano.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) tem como núcleo operacional a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC, o PEIEX é um sistema de resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos que visa incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora. As empresas podem aderir ao projeto gratuitamente.

De acordo com coordenador nacional do Peiex, Tiago Terra o projeto prepara empresas e produtos para atenderem padrões internacionais. “Entre vários objetivos, o projeto incrementa a competitividade, dissemina a cultura exportadora nas empresas do estado e amplia o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e do setor  privado”, ressalta ele.

“Nossa meta é realizar um diagnóstico industrial envolvendo 224 empresas no período de um ano. Até agora já atendemos mais de 100 empresas, ou seja, estamos caminhando rumo ao nosso objetivo”, informa o Gerente Relações Internacionais da Apex  Brasil César Reic.

Na ocasião foi apresentado taxas  de financiamento e linhas de crédito  por representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil Correios e pela coordenadora do Centro Internacional de negócio – CIN Beatriz Bezerra, que apresentou os serviços oferecidos pelo balcão de negócios para exportação.

 
Comitê Consultivo

Constituído no âmbito regional, foi formado o comitê consultivo do PEIEX por membros do Núcleo Operacional, representantes de associações de empresas, instituições de ofertas tecnológicas, sistema financeiro público, privado e esferas governamentais. Conheça as entidades e os representantes que compõem o comitê consultivo

FUNDAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DO CEARÁ – NUTEC
João Pratagil Pereira de Araújo

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO CEARÁ – ADECE

BANCO DO BRASIL
José Sávio Farias Ferreira

BANCO DO NORDESTE
Márcio Carneiro de Mesquit

COMISSÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR – CCE
Beatriz Dias Bezerra

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS
Silvana Maria Vidal

FEDERAÇÃO CEARENSE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – FECEMPE
Jesus Perez

CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS – CIN
Eduardo Bezerra

SERVIÇO DE APOIO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE
Francisca Marta Campelo

SINDICATO DA INDÚSTRIA DE SORVETES DO ESTADO DO CEARÁ – SINDSORVETES

UNIÃO DAS INDÚSTRIAS DE ARTIGOS DE MODA DO CEARÁ – UNIMODA
Fátima Facundo Soares

Sucesso do Projeto

A reunião foi finalizada com a apresentação de depoimentos dos empresários participantes , que manifestaram sua satisfação em participar do PEIEX e a necessidade de colocar em prática as sugestões indicadas pelos extensionistas durante as capacitações e nos atendimentos.

O Nutec foi representado pelo Diretor de Planejamento e Gestão, Josemar Viana, que parabenizou o trabalho do projeto como sendo um dos mais importantes para o Ceará. Dentro da mesma filosofia, o PEIEX dá um passo além, habilitando as empresas a exportar. “Que deste programa surjam novas oportunidades de negócios para a nossa região”, salientou.