Corredores Digitais teve início em Aracati

18 de setembro de 2009 - 11:54

A solenidade, que marcou a primeira fase do projeto, no CVTec, foi realizada dia 15/09 com a presença de mais de 200 pessoas.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)e o Sebrae/CE deram início nesta terça, 15 de setembro, a ação Corredores Digitais em Aracati. A solenidade, que marcou a primeira fase do projeto, contou com mais de 200 pessoas, em sua maioria estudantes interessados em aderir ao projeto.

O evento contou com a presença do secretário René Barreira;  do prefeito de Aracati, Expedito Ferreira da Costa, do assessor do Sebrae/CE, Herbart Melo;  do presidente do Centec, Samuel Brasileiro; do coordenador de Inclusão Digital da Secitece, Raimir Holanda e do coordenador do Corredores Digitais, Marcos Costa.

A ação Corredores Digitais visa estimular o desenvolvimento do Estado gerandooportunidades de criação de negócios em TIC por estudantes que tenhamconcluído ensino médio, preferencialmente, em escolas públicas atravésdo empreendedorismo inovador. Para isso, oferece capacitação em gestãoempresarial e apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras,via mecanismo de incubadoras na área de TIC. De todos os projetosselecionados, 50% das vagas é garantida para alunos de escolas públicas.

O processo seletivo ocorreu em junho. 66 jovens de 16 a 29 anos submeteram-se à avaliação técnica para verificar o conhecimento dos participantes em desenvolvimento de softwares, programação e conectividade de redes. Os 46 jovens selecionados passarão pela capacitação em empreendedorismo, cujas aulas começam dia 14/09, nos turnos tarde e noite. A fase de pré-incubação tem duração de 45 dias.