Funceme faz previsão da radiação solar incidente para o Nordeste

10 de setembro de 2009 - 10:22

Com novo produto, usuário vê com antecedência a radiação solar que chega à superfície

Desde o início de setembro, um novo produto está disponível no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão e o monitoramento da incidência da radiação solar no Nordeste do Brasil. Desenvolvido através de uma parceria entre a instituição e a Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), o serviço possibilita ao usuário acompanhar as médias diárias e mensais da radiação solar na superfície e poder ter uma estimativa para os dois próximos dias.

De acordo com o pesquisador Otacílio Menezes, da Funceme, os índices informados no novo produto interessam a todo usuário que quer saber a quantidade radiação solar que incide ou vai incidir na Região e, mais especificamente, as pessoas ou empresários que aproveitam a energia solar como fonte de energética (obtida através da conversão direta da radiação em eletricidade através de células fotovoltaicas).

“A radiação depende principalmente da posição da terra em relação ao Sol. A variante que surge nesse índice é a intensidade da nebulosidade, ou seja, em dias de chuva, com nuvens espessas, a radiação solar e, por conseqüência, a quantidade de energia são menores do que nos dias de céu claro. Agora poderemos passar essa informação com antecedência de até 48 horas. Os dados são disponibilizados nas unidades watt por metro quadrado (w/m²) para radiação solar e quilowatt hora por metro quadrado (Kwh/m²), para energia. Para o empresário que têm interesse em energias alternativas  ou para quem tem apenas um chuveiro ligado à um aquecedor solar, essa informação é bastante relevante”, disse o pesquisador responsável pelo projeto.

“Este produto é obtido através do mesmo modelo atmosférico que realiza as previsões de tempo realizadas todos os dias pela FUNCEME e conta com médias diárias desde o início do ano”, acrescenta o pesquisador.

O novo produto faz parte da elaboração, em parceria com a Seinfra, do Altas Solarimétrico do Ceará, que deve ficar pronto até o fim do ano. “Faremos um estudo de como se comporta a radiação solar no Estado desde 1963 até hoje”.

Para acessar a previsão da radiação solar no Nordeste, o usuário deve acessar www.funceme.br, seguir o link Áreas de Atuação, clicar em Energia, depois em Energia Solar e, por último, em Média Diária.