Escolas profissionalizantes terão curso de robótica

10 de setembro de 2009 - 09:11

Fundação internacional que conta com Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro como embaixado no Brasil, apresentará proposta de grade curricular.

O governador Cid Gomes recebeu, no Palácio Iracema, nesta quarta-feira (09/09), o astronauta Marcos Pontes, único brasileiro a conquistar o espaço, e que atualmente é embaixador da Fundação FIRST no país. No encontro, Pontes anunciou o interesse em implantar nas escolas de ensino médio integral, disciplinas voltadas à ciência, robótica e tecnologia e que elas participem de campeonatos mundiais de robótica. Cid recebeu com entusiasmo a idéia e pediu que fosse elaborada uma grade curricular para o ensino de técnico de robótica em algumas escolas profissionalizantes que serão construídas.

“O governo tem todo o interesse em desenvolver atividades ligadas à robótica e tecnologia com jovens. Vamos analisar a possibilidade de aplicar cursos específicos em escolas profissionalizantes”, afirmou Cid. “Temos um ambiente favorável para esta atividade, uma vez que estamos construindo também o Cinturão Digital, que levará banda larga para 82% da população urbana do Estado”, disse. Atualmente, o Estado conta com 51 escolas profissionalizantes e outras 49 serão construídas até o final de 2010.

Para Marcos Pontes, a idéia da instituição é, justamente, “difundir conhecimentos científicos e tecnológicos, e ensinar as crianças e adolescentes como trabalhar em equipe e tudo o que está na área da educação”.

O astronauta afirmou também que já esteve em outros estados, mas que percebeu no Ceará uma possibilidade de fazer exemplo na área de robótica e astronomia. “Nossa proposta é fazer com que crianças e jovens entre 10 e 17 anos sejam envolvidos no processo de planejamento, construção, montagem e programação de robôs para a realização de missões dentro de um cenário que incluem a participação em torneios mundiais de robótica”, disse. Ele acrescenta que o Ceará é um forte candidato a sediar uma das etapas regionais do circuito mundial de robótica. “A gente quer fazer do Ceará exemplo de e tentar formar times para competir nos torneios”, disse.

Bloco a bloco

Durante o encontro, o presidente da Lego Education no Brasil, Marcos Wesley, anunciou ao governador a doação do projeto “Bloco a bloco: O Brasil que queremos”, com a doação de 10 mil peças lego, além de material de robótica. Segundo Wesley, o objetivo do programa é formar educadores sociais através de soluções criativas com a tecnologia, que tem a meta de levar às crianças e jovens uma metodologia inédita de educação por meio da robótica. “O Bloco-a-bloco já existe há um ano e está presente em 204 instituições no Brasil. O Ceará será o segundo Estado do Nordeste a receber o programa”, afirmou o presidente.

O outro Estado em que o programa já atua é o estado da Bahia. O material doado para o Ceará terá que ser distribuído com cinco entidades sem fins lucrativos, que atendam crianças em risco de vulnerabilidade social. “Há casos de implantação do programa em prisões juvenis. Em São Paulo, por exemplo, na Fundação Casa, e no Rio, em unidades de atendimento sócio educativo”, exemplificou.

O governador Cid Gomes colocou à disposição os centros educacionais Dom Aloísio Lorscheider, Patativa do Assaré e Dom Bosco, que abrigam cada um cerca de 150 jovens em vulnerabilidade, para que seja implementado o mesmo programa.

Sobre a FIRST

Fundada em 1989 pelo empreendedor Dean Kamen, a FIRST é uma organização sem fins lucrativos, que em inglês significa “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia”, que possui uma vasta expertise internacional na organização de torneios de robótica entre estudantes. O primeiro brasileiro a participar de um programa espacial internacional, Marcos Pontes, também foi pioneiro ao ser eleito como único embaixador FIRST fora dos EUA. Missão aceita no mês de abril, no World Festival em Atlanta.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)

Simplícia Vianna
Diretora de Comunicação