Divulgado resultado do edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX)

10 de setembro de 2009 - 10:28

Das 27 propostas submetidas, 14 foram aprovadas.

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou, no último dia 9, o resultado do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX). Vinte e sete propostas de diversas áreas foram submetidas ao edital, totalizando uma demanda de aproximadamente 27 milhões de reais. O valor representa quase o triplo do previsto no edital,
de 10,5 milhões de reais, sendo 3,5 milhões do orçamento da Funcap e 7 milhões do CNPq. Dos 27 projetos submetidos, 14 foram aprovados.

Em julho, o comitê consultivo para julgamento do PRONEX esteve reunido na Funcap. Após a avaliação do comitê, composto por pesquisadores de excelência do CNPq e presidido por Celso Pinto de Melo, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, as propostas foram encaminhadas para julgamento pelo CNPq.

Criado em 1996, o Pronex tem como proposta apoiar grupos de excelência que exerçam liderança e tenham papel central em sua área de atuação. Uma das exigências do edital é que os coordenadores de cada núcleo devem ser pesquisadores nível 1 do CNPq ou equivalente.

 Juntos, Funcap e CNPq já lançaram três editais PRONEX. Desses, o último foi o que mais mobilizou recursos de ambos. A lista de projetos aprovados pode ser vista aqui.