Secitece apresenta suas políticas de fomento à inovação

28 de agosto de 2009 - 10:46

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior apresentou nesta segunda-feira, 24 de agosto, na Assembléia Legislativa, as suas políticas de fomento à inovação tecnológica no Ceará.

A apresentação foi feita mediante Audiência Pública, solicitada pelo deputado Roberto Cláudio, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia na AL.

A Secitece esteve representada por sua Secretária Adjunta, Teresa Mota, pelo Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, e pelo Presidente do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Ceará (IPDI), Lindemberg Gonçalvez.

Durante a exposição, a Secitece apresentou os seus instrumentos de fomento à inovação tecnológica, entre eles: os projetos de incubadoras de empresas, o apoio a pólos tecnológicos, a criação de parques tecnológicos, além das iniciativas da sua agência de fomento.

Destaque para a grande demanda, por parte dos pesquisadores cearenses, de apoio às pesquisas em inovação. Foi citado como exemplo um dos editais da Funcap, que destinará R$ 5 milhões aos projetos contemplados, mas teve 196 projetos inscritos, totalizando uma demanda por pesquisa de R$ 26 milhões.

Para a Secretária Adjunta da Secitece, a realização da Audiência foi importantíssima, pois reuniu os representantes do sistema local na apresentação das políticas em inovação.

Também participaram da Audiência Pública o senador Flávio Torres; o chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira; além de representantes de outras entidades do setor tecnológico.