Secitece promove Colóquio da Educação Superior nesta sexta

17 de agosto de 2009 - 09:27

Quarto Colóquio será dia 14 de agosto, de 9h às 17h, no CRUC.

Na próxima sexta, dia 14 de agosto, de 9h às 17h, na sede do CRUC, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) promove o quarto Colóquio da Educação Superior com a participação de gestores e dirigentes da três Universidades estaduais: Uece, Urca e UVA, abrindo espaço para debates e providências sobre as questões do Ensino Superior do Estado do Ceará.

“Os Colóquios da Educação Superior criaram oportunidades de integração, conhecimento e diálogo entre essas instituições, estimulando, através do diálogo consistente entre as instituições de Ensino Superior atuantes no Estado, a formulação de uma proposta de Politica de Educação Superior”, explica a coordenadora de Educação Superior da Secitece, Socorro Osterne.

A proposta formalizada nos Colóquios será base para debate na II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, a ser realizada em novembro de 2009.

A primeira Conferência Estadual de CT&I e Educação Superior foi realizada em 2007 com o objetivo de discutir a importância da ciência, tecnologia, inovação, educação superior e profissional como dimensões estratégicas para a promoção do desenvolvimento sustentável do Estado. Para a II Conferência Estadual, a Secitece está programando, ainda, a realização de Conferências Regionais preparatórias nos municípios de Sobral, Crateús, Crato e Quixadá, com a participação de representantes dos demais municípios cearenses.

“O Plano Nacional de Educação será renovado em 2010, com a Conferência Nacional de Educação. O Ceará se prepara para apresentar sua Política de Educação Superior consolidada nas instâncias deliberativas das universidades e demais IES bem como as representações da sociedade”, afirma Osterne.

A idéia é, a partir dos Colóquios, socializar a proposta de uma Politica Estadual de Educação Superior a ser debatida com interlocutores de várias instâncias governamentais tais como as demais Secretarias do Estado, os outros órgãos vinculados à Secitece (Funcap, Nutec, Funceme e Instituto Centec), Controladoria Geral da União (CGU), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria da Controladoria (SECON) e Comissões Parlamentares da Ciência e Tecnologia e de Educação.

Para Socorro Osterne, a Educação Superior no Estado carece de uma organicidade, o que pode ser viabilizado pela Secitece, órgão responsável no Estado para coordenar, integrar e estabelecer conexões estruturais e funcionais através da implementação de uma política estadual de educação superior. “A Secitece tomou a primeira iniciativa ao criar a CESUP que tem atuado na articulação das Universidades e demais Instituições de Ensino Superior (IES) através, também, do Fórum Estadual de Dirigentes de IES”, avalia.

O primeiro Colóquio aconteceu no dia 7 de Maio de 2009 e tratou do tema “Estado e a Política da Educação Superior”. O encontro foi  uma oportunidade das Universidades Estaduais se conhecerem e dialogarem entre si, destacando as dificuldades inerentes às ações administrativas, à gestão financeira e, conseqüentemente, às atividades fins: ensino, pesquisa e extensão. Outros dois eventos, realizados dia 29 de maio e 24 e 25 de junho, deram continuidade às discussões que serão encerradas com a realização do evento desta sexta, onde será discutida a metodologia para a II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior.