Reuniões do Fórum da Meso-Araripe retomadas durante encontro na URCA

17 de agosto de 2009 - 09:51

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Plácido Cidade Nuvens, abriu, na manhã de ontem, no Salão de Atos da Instituição, a reunião do Fórum da Mesorregião da Chapada do Araripe, que marca a retomada das atividades.  O Fórum vem atuando com reuniões e engajamento em projetos, coordenadas por meio de uma gerência geral, dentro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional (MIN).

Para início dos trabalhos, estiveram reunidos representantes do Fórum na Meso-Araripe dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. O encontro teve o objetivo definir quais os projetos que o MIN deve apoiar na mesorregião do Araripe, que abrange 103 municípios dos três estados. A verba para os projetos aprovados terá parte ainda aplicada esse ano e o restante em 2010.

Cada estado priorizou neste primeiro momentos das discussões três propostas prioritárias para atuar. O novo gerente do Fórum da Mesorregião do Araripe, Raphael Paiva, destacou o trabalho de articulação que vem sendo desenvolvido pelo Fórum, mas que esse é o momento de dizer para o Ministério da Integração o tipo de projeto que se quer trabalhar com maior prioridade.

O Fórum é formado por várias instâncias representativas da sociedade, com instituições governamentais e não governamentais, que vêm atuando principalmente em cima de ações voltadas para os arranjos produtivos nos estados em que atua. São 13 instâncias desse gênero em todo o País. Segundo o gerente, essas são regiões em que se reconhecem grandes desigualdades e que precisam de reparação em vários níveis. Também existem as nove sub-regiões prioritárias. Ele destacou a importância dos convênios e parcerias para o fortalecimento das ações discutidas pelo Fórum.

Na ocasião, a Fundação Araripe fez a apresentação da proposta de reestruturação do Fórum e foram apresentadas a ações desenvolvidas pelos três estados. O secretário das Cidades do Ceará, Joaquim Cartaxo, apresentou a política de desenvolvimento regional e as ações do Governo na região do Cariri.

O Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião é formado por representantes de associações, instituições e técnicos que vivem na região e conhecem de perto os problemas e necessidades da Chapada do Araripe. Assim, as ações apoiadas pelo Ministério da Integração Nacional podem beneficiar pequenos produtores de mel, leite de cabra e derivados, além do setor mineral.