Corredores Digitais começa em Maracanaú

12 de agosto de 2009 - 09:12

60 jovens do município terão formação empreendedora para formar empresas de TIC

As aulas daprimeira turma da Ação Corredores Digitais, em Maracanaú, tiveram início ontem, dia 11 de agosto, às 17 horas. A partir da quarta, 12, as aulas seguirão normalmente de 18h30 às 21h30.

Foramselecionados 60 jovens do município para participar do projeto. Osalunos foram divididos em duas turmas: a primeira iniciando dia 11 ea segunda, dia 24/08, cada uma com 30 alunos. A aula inaugural, nasede do IF-CE de Maracanaú, contará com a presença do coordenadordo projeto na Secitece, Raimir Holanda, e de representantes doSebrae/CE, IF-CE e Prefeitura de Maracanaú

Aação Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência, Tecnologia eEducação Superior (Secitece) irá capilarizar o desenvolvimentoatravés ação indutora dos “Agentes Digitais”, gerandooportunidades de criação de negócios em TIC por jovens estudantesprovenientes, preferencialmente, do ensino médio das escolaspúblicas, contribuindo para o empreendedorismo, a geração derenda, e a criação de postos de trabalho via mecanismo deincubadoras.

Seuprincipal objetivo é estimular o desenvolvimento do Estado gerandooportunidades de criação de negócios em TIC por estudantes quetenham concluído ensino médio, preferencialmente, em escolaspúblicas através do empreendedorismo inovador. Para isso, oferececapacitação em gestão empresarial e apoio à criação econsolidação de empresas inovadoras, via mecanismo de incubadorasna área de TIC. De todos os projetos selecionados, 50% das vagas égarantida para alunos de escolas públicas.

“A idéia éaproveitar o potencial inovador e o conhecimento dos jovenscapacitados em TIC para torná-los empreendedores capazes de conduziseus próprios negócios nessa área”, explica Raimir Holanda.

Osestudantes foram submetidos a uma prova escrita de caráter objetivoe com enfoque técnico. Cerca de 100 jovens do município deMaracanaú submeteram-se ao processo seletivo realizado dia 6 dejunho. O resultado final, com a relação dos 60 classificados, saiuno dia 31 de julho e está disponível no site da Secitece.

Oprocesso de formação dos jovens empreendedores compreende duasgrandes fases: pré-incubação e incubação. Durante todo estepercurso, os jovens vão aprender a estruturar o seu negócio, vãocriar e consolidar sua empresa no mercado e terão todo subsídio esuporte dos parceiros para dar continuidade ao seu negócio após operíodo de incubação.

Nafase de pré-incubação, de até 45 dias, os jovens serão capacitae orientados pelo Sebrae na área de empreendedorismo. A partir daí,serão classificados até 20 jovens com maior capacidadeempreendedora, para iniciar uma empresa na área de Tecnologia daInformação e Comunicação. A avaliação observará o desempenhonos cursos, a viabilidade do plano de negócio e o perfilempreendedor.

Apósa etapa de classificação, os candidatos denominarão a naturezajurídica das empresas incubadas; as mesmas serão constituídas demodo a assegurar a sustentabilidade e a otimização do projeto apóssua finalização.

Comduração de 12 meses, o período de Incubação acompanhará oprogresso de cada um dos vinte jovens empreendedores e suas empresasincubadas. Dentro do programa, as empresas recebem orientação eapoio de profissionais experientes que identificam as potencialidadese as melhores oportunidades no mercado. Além disso, as empresas sãoestimuladas a desenvolver atividades paralelas ao trabalho, comoprojetos sociais destinados à comunidade local.

Serviço:O IF-CE fica na Av. Contorno Norte, 10 Distrito Industrial. Maisinformações com Rafaela Januário, Agente de Articulação eNegócio de Maracanaú- Ação Corredores Digitais, pelo telefone 853878-6323 ou na Secitece pelo telefone 85 3101-6433.