NUTEC adota a sistemática de software livre

3 de agosto de 2009 - 10:35

A equipe da Divisão de Tecnologia e Informação – DITI já implantou o sistema Open Office no NUTEC.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC alcançou a meta de migrar suas estações para o Open Office, como ferramenta de escritório, de acordo com as diretrizes da política de Software Livre do Governo do Estado. A conversão para o sistema operacional livre começou a ser realizada no NUTEC antes do decreto no Diário Oficial, de 09 de abril, sendo intensificada no ano seguinte, quando medidas foram tomadas para que a implantação de Software Livre (SL) fosse realizada de modo satisfatório.

A Divisão de Tecnologia e Informação – DITI, executora das ações, teve um papel bastante significativo no período de conscientização junto aos colaboradores e no processo de migração do programa, tendo em vista o crescimento do NUTEC, que atualmente conta com uma infra-estrutura de Tecnologia da Informação – TI em um ambiente misto, utilizando três servidores Linux, três servidores com Windows Server 2003 e mais dois servidores com Linux, implantados recentemente.

Segundo o Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação – DITI, Assis Neto, “foi preciso modificar uma cultura no dia-a-dia das pessoas, principalmente em relação as que estavam chegando, porque ainda existe uma resistência dos colaboradores. Adaptar todos ao ambiente livre é uma tarefa que exige bastante dedicação, além de muito planejamento e senso de respeito aos usuários, os quais se tornaram parceiros neste processo”.

Modernização

Foram adquiridos através do Projeto Modernit I, recursos da Financiadora de Estudos – Finep 44 novos computadores, 5 notebooks, 5 projetores, 6 câmeras digitais, 10 impressoras multifucionais, 10 impressoras monocromáticas, 40 estabilizadores, 60 nobreaks e 1 estação gráfica.

 Outros projetos: 6 switchs

 Implantação de sistemas digitais

Foi implantado recentemente um sistema digital para a Biblioteca do NUTEC, trata se do Biblivre “biblioteca livre” (sistema de gerenciamento de bibliotecas públicas) com o novo programa será possível ter um melhor acesso ao acervo bibliográfico, aprimorando os serviços e controlando a circulação de acervo.

 Foi instalado o Ocomom (registro de chamadas de incidentes da equipe helpdesk) seguindo a filosofia de Software Livre.

 Será implantado em breve um sistema on-line para os clientes do NUTEC onde poderão fazer suas solicitações de serviço de qualquer lugar do Brasil via Central de Atendimento ao Cliente CAC e poderão acompanhar o andamento de todo o processo via internet.

 

Jornalista Responsável: Raquel Souza

Estagiários: Diogenilson Aquino e Narayana Teles

Contato: 85 – 31017624

E-mail: asscom@nutec.ce.gov.br 

Fonte: Nutec
Data: 03/08/09