UVA, URCA e UECE: SECITECE inicia avaliação das Universidades Estaduais cearenses

23 de julho de 2009 - 10:47

A avaliação das universidades, determinada pelo Governo do Estado, será conduzida a partir de seis eixos: eficiência e qualidade do ensino de graduação; excelência da pós-graduação e da pesquisa; serviços de extensão e a relação com a comunidade; adequação das universidades às necessidades do Estado; capacidade de inovação tecnológica; e planejamento/gestão universitária e geração e uso de informações gerenciais.

“Esse trabalho visa ter uma radiografia geral das universidades estaduais e, a partir daí, se captar um pouco a visão que a universidade tem dela mesma. Depois de superada essa etapa, nós vamos entrar com nosso juízo de valor a respeito das condições de cada universidade, sem compará-las. Cada uma delas vai ser avaliada levando em conta a trajetória da instituição, a sua missão, o contexto em que a instituição está situada”, afirma o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, coordenador da empresa responsável pela avaliação das três Universidades.

De acordo com dados quantitativos, já existentes na UVA, sobre a graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação, Roberto Cláudio acredita que a Universidade tem boas condições para apresentar uma “contínua melhoria de qualidade”. “A UVA teve avanços e, agora, está vivendo uma situação que eu chamaria de consolidação. A gente observa, também, que a universidade tem uma administração harmônica. Os pró-reitores têm uma visão bastante moderna e clara das suas áreas, e existe uma liderança extremamente produtiva, que é a do Reitor Antonio Colaço”, disse o professor Roberto.

A empresa que coordena a avaliação foi selecionada por meio de certame licitatório do Estado e deve concluir o trabalho de avaliação em seis meses. “Nós vamos oferecer sugestões que irão compor um relatório final que vai ser apresentado ao Governo. Vamos apresentar um sistema de acompanhamento, de planejamento anual, para que o Governo tenha condições de acompanhar o desempenho das instituições e o avanço que elas apresentarão”, explica Roberto Cláudio, que visitou a UVA no dia 1° de julho, quando se reuniu com Pró-Reitores, Coordenadores de Cursos, Diretores de Centros, juntamente com o Reitor, Antonio Colaço Martins, e a Vice-Reitora, Palmira Soares.

Fonte: Uva
Data: 23/07/09