Modernização no Laboratório de Análise e Certificação do Caju LABCAJU

23 de julho de 2009 - 10:04

Foram adquiridos dois novos cromatógrafos de última geração acoplados à espectrometria de massa.

Visando a melhoria na infraestrutura do Laboratório de Análise para a Certificação do Caju – LABCAJU  foram adquiridos recentemente dois novos cromatógrafos de última geração acoplados à espectrometria de massa. Trata-se de um aparelho de cromatografia líquida (LC/MS/MS) e um cromatógrafo a gás (GC/MS tipo quadrupolo), os quais permitirão a ampliação do escopo das análises de resíduos de pesticidas em alimentos e água já realizadas no NUTEC.

Além dos novos equipamentos, o LABCAJU possui equipamentos modernos na linha de cromatografia gasosa (GC-FID/NPD/ECD) e líquida (HPLC-UV/FLUOR/IR) que também operam nas análises de contaminantes em alimentos.

Para acomodação dos novos equipamentos, o LABCAJU teve sua estrutura reformada através da construção de novas bancadas e adequação do espaço. A próxima etapa será a aquisição dos complementos para a instalação dos equipamentos da parte elétrica, parte de bombeamento, gases especiais para cromatografia com tubulações e válvulas controladoras, entre outras, além da montagem e treinamento operacional dado pela empresa.

Também está sendo elaborado um curso na área de montagem e validação de métodos para análise de multiresíduo de pesticidas em alimentos e água através de espectrometria de massa, o qual será ministrado aos técnicos do LABCAJU.

O LABCAJU está ligado à Divisão de Tecnologia de Alimentos e Química – DITALQ, e foi o primeiro laboratório de ensaios do NUTEC certificado pelo INMETRO, o que garante a qualidade e credibilidade dos seus serviços. O laboratório está em atividade desde 2002, com o objetivo de realizar análise e certificação de produtos da cadeia produtiva do agronegócio, cajucultura e frutas tropicais, destinados ao comércio local e à exportação, agregando valor à pauta de exportação do Ceará.

 
Jornalista Responsável: Raquel Souza

Estagiários: Diogenilson Aquino e Narayana Teles

Contato: 85 – 31017624

E-mail: asscom@nutec.ce.gov.br 

Fonte: Nutec
Data: 23/07/09