Ministério da Ciência e Tecnologia apresenta novo secretário

23 de julho de 2009 - 09:51

Secretário reforça necessidade de promoção da inovação no País. Ronaldo Mota avalia que o Brasil é privilegiado por ter uma academia competente, institutos tecnológicos eficientes e empresários competitivos

“Transformar culturas e, com isso, criar um tripé sustentável com foco na inovação”. Esse é o principal desafio a ser enfrentado segundo o novo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ronaldo Mota, que teve a nomeação publicada ontem (21) no Diário Oficial da União (DOU), pela Portaria nº 343 do MCT. Outro desafio destacado pelo secretário é a promoção de inovação tecnológica na sociedade em geral e nas empresas em particular, mediante a ampliação da inserção de pesquisadores e tecnólogos no setor produtivo e o estímulo à cooperação entre empresas e academia.

Segundo Mota, o Brasil é privilegiado por ter uma academia competente, institutos tecnológicos eficientes e empresários competitivos. “O que falta para nosso País despontar no sentido da competitividade é promover a inovação por meio da interação entre esses três agentes. Hoje, as empresas já veem o marketing como ferramenta fundamental para alavancar suas vendas. Nesse período de pós-crise é necessário elencar mais outros requisitos básicos como a pesquisa e o desenvolvimento em inovação”, destacou. Mota avalia ainda que a empresa que não perceber a necessidade de investir em inovação no cenário pós-crise terá dificuldades para se manter. “Não adianta o setor empresarial ter apenas consciência de que a questão é crucial para a sobrevivência. A inovação precisa estar presente de fato no processo produtivo”, enfatizou.

O secretário de Inovação destacou ainda a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável que passa necessariamente pelo fortalecimento de empresas, que incorporem de forma permanente inovações em seus processos produtivos. Esse processo segundo ele, também exige a formação de recursos humanos altamente qualificados. “Os desafios desta área são imensos, especialmente se considerarmos que ciência, tecnologia e inovação compõem elementos fundamentais para o crescimento econômico e geração de emprego e renda”, destacou.

Mota citou ainda, como atividade de destaque em curso na secretaria, a estruturação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), que está em processo de consolidação através da articulação de redes setoriais e temáticas de três tipos: centros de inovação, redes de serviços tecnológicos e arranjos estaduais.

Histórico profissional

Ronaldo Mota possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado pela Universidade Federal da Bahia, doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutorado na University of British Columbia-Canadá e na University of Utah-EUA. Ele já ocupou o cargo de secretário da Educação Superior do MEC, tendo sido anteriormente titular da secretaria de Educação à Distância, secretário executivo do Conselho Nacional de Educação, além de ter exercido interinamente o cargo de Ministro da Educação em julho de 2007.

No MEC, foi coordenador da comissão de sistematização do Anteprojeto de Reforma da Educação Superior e principal responsável pela implantação de programas importantes como Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), entre outros.

Ronaldo Mota é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria e bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq. No MCT ocupou o cargo de assessor especial do ministro Sergio Rezende na formulação e implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: Nutec
Data: 23/07/09