FAVET prepara estudantes de Iguatu para o Manejo de Caprinos e Ovinos

23 de julho de 2009 - 10:32

Alunos da Escola Agrotécnica de Iguatu, a 384 km de Fortaleza, vão aprender em 14 dias o manejo alimentar, sanitário e reprodutivo para ovinos e caprinos. Trata-se do primeiro Curso de Manejo de Caprinos e Ovinos realizado pela Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Núcleo Integrado de Tecnologia (NIB). O curso tem início hoje (20/07), e será encerrado pelo reitor Assis Araripe, no dia 31 de julho, em Iguatu. Os 25 estudantes participam, ainda, de um treinamento de três dias sobre inseminação artificial.

Segundo o diretor da Favet, prof. Célio Pires, o aprofundamento de conhecimentos das técnicas de manejo de caprinos e ovinos entre jovens de escolas agrotécnicas vai dar oportunidade de inclusão desses estudantes no mercado de trabalho. Informa Célio Pires, que para viabilizar esse curso, a Uece firmou convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Além deste, mais três cursos nessa mesma linha serão financiados, sendo dois para a Escola Agrotécnica do município do Crato, a 506 km de Fortaleza, e outro para Iguatu.

Os cursos fazem parte do Programa de Extensão da Uece. Os participantes receberão certificado da Pró-Reitoria de Extensão da Uece. De acordo com a programação, o curso será ministrado em várias etapas. A primeira é teórica, com aulas presenciais, em seguida, aulas práticas de manejo com os rebanhos nos Campi da Uece, Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como em propriedades particulares.

A solenidade de abertura do curso foi presidida pelo Reitor da Uece, prof. Assis Araripe, e contou com a presença do vice-reitor Antônio Gomes Neto, do deputado estadual Roberto Cláudio (PHS), que também é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Ceará, do presidente do Conselho Estadual de Educação, prof. Edgar Linhares, coordenador da RENORBIO, José Ferreira Nunes, diretor da Favet, Célio Pires, representante da Escola Agrotécnica de Iguatu, Antônio Carlos de Oliveira, supervisor da empresa Tortuga para a região Nordeste, Cristian Bezerra, Pró-reitores, professores e estudantes.
 
Fonte: Uece
Data: 23/07/09