Cera de carnaúba em obras civis

23 de julho de 2009 - 08:49

O Ceará produz hoje, em média, 160 mil toneladas de cera de carnaúba por ano, mas esta produção poderá ser ampliada gradativamente, caso os empresários da construção civil comecem a empregar em determinadas obras, o pó cerífero da planta como material impermeabilizante. Como consequência, vai gerar mais empregos na zona rural, aumentar a competitividade com outros materiais resistentes a impermeabilização e ainda ampliar o plantio da carnaubeira.

A constatação é do professor Francisco de Carvalho Arruda, coordenador de Ciência e Tecnologia e Inovação da Secitece, palestrante do Pacto de Cooperação que abordou o tema: “A utilização do pó da carnaúba como material impermeabilizante na construção civil e na zona rural, através da fabricação de cisternas, tanques, cochos, bebedouros”.

Segundo o especialista, além de ser um ótimo repelente da água, o pó da carnaúba pode ser encontrado com facilidade no meio rural, tendo como potenciais clientes prefeituras, empresas geradoras de energia e fabricantes de postes de iluminação.

Novas idéias

A utilização do material na fabricação do piso industrial e na pavimentação asfáltica foram propostas do deputado Hermínio Rezende e do produtor rural João Batista Pontes, presentes no encontro. Embora não sejam objeto da pesquisa, o professor Arruda não descartou a possibilidade de novos estudos nesse sentido. “De nada vale o conhecimento sem a sua utilização pela comunidade, daí a importância desta pesquisa”, disse o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, José Ramos Torres de Melo Filho.

Após três anos de intensas pesquisas no Laboratório de materiais de construção da UVA, em Sobral, o professor Carvalho Arruda disse que seu projeto está pronto para ser patenteado, tendo sido incentivado pelos integrantes do Agropacto a fazer a solicitação mediata, haja vista a importância do trabalho. Foi sugerido ainda, que o seu trabalho seja apresentado dentro do Seminário Inova, que a FIEC, através do Instituto INDI promoverá em Fortaleza de 21 a 23 de setembro.

Outros estudos

Outras pesquisas já foram apresentadas em eventos sobre durabilidade do concreto em Cuba e na República Tcheca. O estudo visava incorporar alternativa no concreto para que tenha maior durabilidade e permeabilidade.

A secretária adjunta de Ciência e Tecnologia, Tereza Lenice Mota disse que o projeto de utilização do pó cerífero como impermeabilizante, será apresentado ao presidente Lula dia 20 de agosto, em Sobral, durante a inauguração do Instituto Federal do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Negócios
Data: 23/07/09